Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Roteiro de Leitura do livro “Mingau e o Pinheiro Torto” 3º A/B - 1º Bimestre


Nome: ____________________________________  3º Ano ____ 
São Paulo, _______  de  __________________________ de 2011.
1º Bimestre
Rubrica do Professor
Nota






Roteiro de Leitura do livro “Mingau e o Pinheiro Torto”


Baseado na leitura e discussão do livro, responda as perguntas a seguir e não esqueça que vale nota! Bom trabalho! Data máxima de entrega: 11/04/2011


1. Quem são os personagens principais da história? (0,5)

R. _________________________________________________


2. Existem dois tipos de tempo: o histórico (Tem o ritmo do calendário ou do relógio e pode, muitas vezes, ser apontado por situações como essas: à noite, naquela manhã, no outono de 1997, etc.) e o psicológico (Acontece “dentro” do personagem. Não é tempo medido por um calendário. Ex.: Olho para o relógio e os ponteiros não se movem... o tempo parece ter parado!) De acordo com essa explicação e com a discussão em sala, qual é o tipo de tempo que foi usado na história? (0,2)

R. _________________________________________________


3. Retire um trecho do livro que comprove a sua resposta no item anterior. (0,5)

R. _________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________


4. Marcelo, um dos personagens, tem uma deficiência. Qual é? (0,3)

R. _________________________________________________

5. Marcelo tem um animalzinho de estimação. Responda: (2,0)

a) Qual é esse animalzinho?

R. _________________________________________________


b) Qual é o seu nome?

R. _________________________________________________


c) Por que Marcelo deu esse nome ao bichinho?

R. ________________________________________________

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d) Como foi que Marcelo conseguiu esse bichinho de estimação? O que ele tem de “diferente” dos outros bichinhos?

R. _________________________________________________

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6. Mingau era um bichinho danado! Não parava quieto. O que ele aprontou na floricultura? Qual foi o motivo? (0,5)

R. _________________________________________________

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7. Na sua opinião, por que Marcelo e Mingau escolheram aquele pinheiro? (0,5)

R. ________________________________________________

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8. André, o melhor amigo de Marcelo, o convidou para ir a sua casa. Marcelo não pôde levar Mingau, pois os pais de André não gostavam de animais. Enquanto enfeitavam a árvore de Natal, algo inesperado aconteceu, o que foi? (0,5)

R. _________________________________________________

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9. Quem os salvou? (0,5)

R. ________________________________________________


10. E como o “herói” fez para salvá-los? (0,5)

R.  _______________________________________________

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quinta-feira, 17 de março de 2011

Trabalho de Matemática 7º ano B - 1º Bimestre


  1. Você sabia que...
    ... o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, no Nepal, com 8 850m acima do nível do mar?
    ... o ponto mais baixo é a fossa das Marianas, com 11 033m abaixo do nível do mar?
    A altitude do ponto mais alto, menos a altitude do ponto mais baixo, nos dá a diferença entre eles, ou seja, a sua distância.
    Determine a distância entre esses dois pontos geográficos, escrevendo a sentença matemática que representa essa situação.
  1. Um termômetro marcava –  4 graus pela manhã, mas durante a tarde, a temperatura aumentou para 6 graus. Qual foi a variação?


  1. Gustavo tinha um saldo de 800 reais. Fez três retiradas de 250 reais cada, depositou 220 reais e, por fim, retirou 450 reais. Quanto passou a ser seu saldo?





  1. No ano se 1995, uma loja lucrou 3800 reais  em outubro, teve prejuízo de 6500 reais em novembro, e lucrou 5200 reais em dezembro. Considerando-se os três meses juntos, essa loja teve lucro ou prejuízo? De quanto?





  1. Para cobrir um saldo negativo de R$ 525,00 em sua conta bancária, João fez um depósito de R$ 850,00. Qual é o saldo atual de João?





  1. A turma está jogando. Rosa tem uma pontuação de – 7, José tem + 6, Rui tem o oposto de Rosa, e Jane tem o oposto de José. Escreva o nome dos jogadores, na ordem da maior para a menor pontuação.



  1. A turma está animada, jogando no tabuleiro. A tabela mostra os pontos ganhos e os pontos perdidos dos cinco participantes.
JOGADOR PONTOS GANHOS PONTOS PERDIDOS
Vera 10 16
Márcia 19 7
Cláudia 0 6
Pedro 3 15
Jorge 15 18

  1. Que jogador fez mais pontos no total? Quantos?

  1. Que jogador fez menos pontos no total? Quantos?


  1. No final do ano, a gráfica Letras & Letras fez um balanço de suas contas para saber se teve lucro ou prejuízo no ano. Os prejuízos podem ser considerados como lucros negativos. A tabela abaixo mostra esse balanço:
Lucro ( em milhares de reais)
Produto 1º  semestre 2º  semestre
Livros 90 - 35
Cadernos - 7 - 20
Agendas - 8 8
Prospectos 34 - 50
    1. Determine o lucro total, em reais, que a gráfica teve com cada um desses produtos no ano.

    1. Você pode concluir que a gráfica teve lucro ou prejuízo nesse ano? De quantos reais?
  1. Que números faltam para o quadrado abaixo  ser um quadrado mágico?
    Um quadrado é  mágico se a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é sempre a mesma.
-1    
-6    
1 -4  

  1. O que ocorre quando se multiplica um número inteiro por – 1 ?


  1. Determine:
    1. O dobro de – 3
    1. O triplo de + 6
    2. O quádruplo de – 30
    3. O quíntuplo de – 7

  1. Ao produto de – 30 e – 15, adicionamos – 70. Qual é a soma?


  1. Quais são os dois números inteiros que têm:
    1. Produtos 8 e soma 6 ?
    1. Produto – 24 e soma 2 ?

    1. Produto 28 e soma –  11 ?


  1. Com o auxílio de um computador, Toni multiplicou 3000 números inteiros não-nulos. Sabe-se que, desses números, 2967 eram positivos. Qual foi o sinal do produto? Justifique sua resposta.



  1. Charadas:
    1. O que é, o que é? Um número inteiro que, dividido por – 5, dá +10?
    1. O que é, o que é? Um número inteiro que, dividido por + 14, dá – 1?



  1. Que número é maior: A = (+80) : (- 20) ou B = (-60) : (-30) ?



  1. Qual é o número inteiro que, dividido por – 6, dá como quociente exato:
    1. 8?
    1. – 9

    1. 0


  1. Divida a soma de –  12 e – 36 pela diferença entre – 9  e – 5.





  1. Calcule o valor numérico da expressão 2.x + x : y – x.y, fazendo x = 21 e y = - 7.






  1. Calcule o valor das expressões:
    1. (- 8)3 + (-6)2 . (+6)1 =
    1. (16)1 + (-3)3 – (-2)4 =

 

Trabalho Matemática 6º ano B - 1º bimestre


Trabalho de Matemática
  1. Cada caixa fechada de óleo possui 12 litros de óleo. Num supermercado, existem 97 caixas fechadas, armazenadas no estoque. Qual é o total de litros de óleo desse supermercado?



  1. João, Pedro e Antonio subiram juntos, na balança de uma farmácia e viram que o “peso” total marcado foi de 178 quilogramas. Antonio desceu da balança e o “peso” indicado passou a ser 115 quilogramas. Em seguida, Pedro desceu da balança, que passou a marcar 49 quilogramas. Qual é o “peso” de cada um dos meninos?



  1. Indique quais são os números naturais que estão representados em:
    1. 2 < x ≤ 11
    1. 7 ≤ x ≤ 19
  1. Maíra tinha 36 lápis de cor e André lhe deu alguns lápis. Agora, Maíra tem 74 lápis. Quantos foram os lápis que André deu a ela?





  1. Luíza tinha 157 dados. Ela deu alguns lápis para a sua irmãzinha e agora ela tem 85 lápis. Quantos dados ela deu à sua irmã?





  1. João tem 43 selos e Pedro tem 72 selos. Eles guardaram os selos na mesma caixa. Quantos selos há na caixa?





  1. Cada caixa de ovo contém 12 ovos, quantas caixas serão montadas com 552 ovos?





  1. No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela ganhou 10 pontos e, em seguida, perdeu 25. O que aconteceu com seus pontos no final?





  1. Uma confeitaria fabrica 180 bolos e os entrega a cada um dos seus 15 clientes (bares e restaurantes) de modo que todos recebam a mesma quantidade de bolos. Quantos bolos chegam a cada cliente?



  1. Quantas caixas, com capacidade para 24 garrafas, são necessárias para guardar 2952 garrafas?






  1.  Quantos garrafões de 20 litros podemos encher com 372 litros de água? Quantos litros ficarão faltando para encher mais um garrafão?






  1. Uma casa de shows está  oferecendo dois pacotes de ingressos que dão direito a um show musical e um jantar:

Pacote A   ---  5 ingressos por R$ 320,00
Pacote B   ---  7 ingressos por R$ 434,00

Em qual dos pacotes o ingresso é mais barato?

Exercício de Química - Sobre propriedades Coligativas

EXERCÍCIOS SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS 

01. Qual das soluções abaixo apresenta maior grau de dissociação iônica?
a) CaCl2 com fator Vant’Hoff igual a 2,5     b) FeCl3 com fator Vant’Hoff igual a 3
c) NaCl com fator Vant’Hoff igual a 1,9      d) Na2CO3 com fator Vant’Hoff igual a 2,6
e) N. D. A.
                                
02. A pressão do vapor de um líquido puro molecular depende:
a) Apenas da estrutura de suas moléculas.     b) Apenas da massa específica do líquido.
c) Apenas da temperatura do líquido.
d) Da estrutura de suas moléculas e da temperatura do líquido.
e) Da estrutura de suas moléculas e do volume do vapor. 


03. A temperatura da ebulição de água é 100°C, quando a PMV da água, nessa temperatura, é:
a) 1 atm       b) 1 torr       c) 1 mmHg        d) todas estão corretas     e) N.D.A.
  
04. Qual das propriedades abaixo é comum a todos os líquidos?
a) Transformarem-se em gases acima de 100°C.     b) Solidificarem-se abaixo de 0°C.
c) Formarem, entre si, misturas heterogêneas.
d) Ferverem à temperatura constante, independentemente de serem puros ou não.
e) Apresentarem pressões de vapor diferentes a temperaturas diferentes.
  
05. Qual o
número de partículas dispersas em uma solução que contém 460 gramas de álcool etílico (C2H6O)? Dados: C = 12; H = 1; O = 16
  
06. O ácido sulfúrico 0,2 molar está 80 % ionizado. Qual o número de partículas dispersas em 1 litro dessa solução?
 
07. Qual o número de partículas dispersas numa solução que tem 3,65 gramas de ácido clorídrico (mol = 36,5 g) 80 % ionizado?
  
08. Qual o
valor de “i” nos casos:
a) H3PO4   40 % ionizado     b) H3PO3   30 % ionizado     c) H3PO2   20 % ionizado
  
09. (FUVEST) A temperatura de ebulição de uma solução aquosa de cloreto de sódio, sob pressão constante, tende a aumentar ou diminuir com o decorrer da ebulição? Justifique.
  
10. Um solvente puro tem temperatura de ebulição (te) e temperatura de solidificação (ts). Adicionando-se soluto não volátil ao solvente, as temperaturas de ebulição e solidificação para a solução serão (t’e) e (t’s), respectivamente. É correto afirmar que:
a) te < t’e e ts < t’s     b) te < t’e e ts > t’s     c) te > t’s e ts > t’s    

d) te = t’s e ts = t’s     e) te > t’e e ts < t’s
11. Numa aula de química sobre soluções, o professor fala especificamente sobre soluções aquosas, cujos solutos são não-voláteis. Considerando tais soluções aquosas, em relação à água pura, a uma dada temperatura, é correto afirmar que
(01) a pressão de vapor da solução aumenta.     (02) o ponto de ebulição da solução decresce.
(04) o ponto de congelamento da solução diminui.    (08) a pressão osmótica da solução aumenta.
(16) a pressão de vapor da solução dependerá da natureza do soluto dissolvido.
(32) a pressão de vapor da solução dependerá da quantidade de partículas de soluto dissolvida.

12. A respeito do comportamento das soluções, é correto afirmar que
(01) o ponto de ebulição de uma solução é maior do que do solvente puro correspondente,
considerando que o soluto não é volátil.
(02) o ponto de congelamento de uma solução é maior que do solvente puro correspondente.
(04) a diminuição do ponto de congelamento e o aumento do ponto de ebulição de uma solução dependem somente da natureza do soluto.
(08) um protozoário, animal unicelular constituído por um envoltório com as características de uma membrana semipermeável, que normalmente vive no oceano, ao ser transferido para um ambiente de água doce, entra em colapso e explode.
(16) 500 mL de uma solução aquosa 1M de CaCℓ2 entrará em ebulição à mesma temperatura que 500 mL de solução aquosa 1M de glicose, considerando-se as mesmas condições para as duas soluções.


13. A intensidade com que as propriedades coligativas ocorrem depende só da quantidade de partículas presentes na solução e não dos tipos de partículas presentes. As interações que ocorrem entre as partículas do soluto e as moléculas do solvente dificultam a passagem do solvente para o estado de vapor ou para o estado sólido. A respeito das propriedades coligativas, é correto afirmar que
(001) ao nível do mar, é mais fácil cozinhar um ovo em panela aberta com água pura do que com
água salgada, usando-se a mesma fonte de aquecimento.
(002) na osmose reversa, o movimento do solvente de uma solução diluída para uma solução
concentrada, separadas por uma membrana semipermeável, é intensificado.
(004) abaixando-se igualmente a temperatura de duas soluções aquosas, uma de sacarose e a
outra de sal de cozinha, ambas com a mesma quantidade de matéria, a água congelará primeiro
na solução salgada.
(008) a pressão de vapor de um líquido puro é maior do que a do mesmo líquido em solução, a
uma dada temperatura.
(016) o etilenoglicol adicionado no radiador dos carros aumenta a faixa de temperatura em que a
água permanece líquida, sob uma determinada pressão.


14. Foi preparada uma solução pela adição de 1,0 g de hemoglobina em água suficiente para produzir 0,10 L de solução. Sabendo que a pressão osmótica (π) dessa solução, a 200C é de 2,75
mmHg, calcule a massa molar da hemoglobina, considerando que R=62,3 mmHg.Lmol-1.K-1. Para efeito de resposta, expresse o resultado em kg.mol-1 , com dois algarismos significativos.
15. Em meio aquoso, uma solução 0,13 mol.L-1 de glicose a – 23oC é isotônica de uma solução de cloreto de cálcio a 27oC. Sabendo-se que o fator de Van’t Hoff (i) é igual a [1+α(q-1)] e que o grau de dissociação iônica do sal é de 80%, calcule a concentração em quantidade de matéria da solução de cloreto de cálcio. Para efeito de resposta, expresse o resultado em mol.L-1, com dois algarismos significativos.
16. Uma solução aquosa apresenta, num volume de 300 ml, 4g de NaOH e 1,17g de NaCl. Admitindo os solutos 100% dissociados, calcule a pressão osmótica dessa solução a 27OC.  
17. (IME) Uma solução foi preparada dissolvendo-se 2,76 g de um álcool puro (CnH2n + 2O) em 100,00 g de acetona.O ponto de ebulição da acetona pura é 56,130C e da solução é 57,160C. Determine a massa molar e a fórmula molecular do álcool. Dado: Ke = 1,72 0C.Kg/Mol.

18. Verifica-se, experimentalmente, que a pressão de vapor de um líquido aumenta com a
elevação da temperatura e que, na temperatura de ebulição, seu valor é máximo. A 100°C a pressão máxima de vapor da água pura é de 1 atmosfera, e nessa temperatura a água pura entra em ebulição, conforme ilustração a seguir. Numa cidade, cuja altitude é superior à do nível do mar, a temperatura de ebulição da água pura é:
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(001) menor que 100°C, porque a pressão atmosférica é menor.
(002) maior que 100°C, porque a pressão atmosférica é menor.
(004) menor que 100°C, porque a pressão atmosférica é maior.
(008) maior que 100°C, porque a pressão atmosférica é maior.
(016) igual a 100°C, porque a fórmula da água não se altera, seja qual for a temperatura ou pressão.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.
19. Sejam dadas as seguintes soluções:
I. solução a 1,8 % p/v de glicose (180g/mol).
II. solução 0,56 g/L de hidróxido de potássio (KOH = 56g/mol).
III. 500 mL de solução de sulfato de sódio (Na2SO4 = 142g/mol) que apresenta 14,2 gramas de sal
dissolvido.

Sobre essas soluções, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) As soluções I, II e III apresentam concentração mol/L, respectivamente, igual a 0,1, 0,01 e 0,2.
b) A solução I apresenta a menor temperatura de ebulição.
c) A solução III apresenta a menor pressão de vapor.
d) A ordem crescente de suas temperaturas de congelamento é III < I < II.

20. Temos duas soluções A e B. A solução A é constituída de 1,0 L de Aℓ2(SO4)3(aq) 0,15 mol/L e a solução B é constituída de 1,0 L de Ba(NO3)2(aq) 0,15 mol/L. Sabendo-se que os sais estão 100% ionizados nas soluções e que ambas estão ao nível do mar, assinale o que for correto.
01) A solução A possui menor temperatura de congelação do que a solução B.
02) A solução B entra em ebulição a uma temperatura menor do que a solução A.
04) A solução A possui maior pressão osmótica que a solução B.
08) Misturando-se as duas soluções, a concentração de íons Ba+2 é de 0,30 mol/L.
16) Uma solução de glicose 0,15 mol/L apresentará efeito coligativo superior ao da solução A.
32) Crioscopia é a propriedade coligativa que corresponde à diminuição da pressão de vapor de
um líquido.

21. (ITA) A 30ºC, a pressão de vapor do benzeno puro (peso molecular 78,0) é 121,8torr. Dissolvendo-se 15,0g de um soluto não volátil em 250g de benzeno, obtém-se uma solução, cuja pressão de vapor é 120,2torr. Determine a massa molar aproximada do soluto.

22. (ITA) O benzeno puro congela a 5,45ºC. Verificou-se que uma solução contendo 7,24g de C2H2CL4 em 115g de benzeno congela a 3,55ºC. Qual o valor da constante molal de abaixamento do ponto de congelamento do benzeno?
23. (ITA) São preparadas duas misturas: uma de água e sabão e a outra de etanol e sabão. Um feixe de luz visível incidindo sobre essas duas misturas é visualizado somente através da mistura de água e sabão. Com base nestas informações, qual das duas misturas pode ser considerada uma solução? Por quê?

GUIA PARA O TRABALHO DE ESPANHOL DO 1º BIMESTRE - 6º ano B


GUIA PARA O TRABALHO DE ESPANHOL DO 1º  BIMESTRE
6º ano B
Professor: Ananias

OBJETIVO: O principal objetivo do trabalho é fazer com que os alunos conheçam algo de alguns países de fala espanhola, para ir conhecendo aos poucos o universo dos países cujas línguas estão aprendendo.

FORMA DO TRABALHO: O trabalho será feito em grupos definidos em sala de aula, dependendo da quantidade de alunos, conforme lista de chamada. Cada grupo escolherá, junto com o professor, o país a ser trabalhado.
FORMA DE APRESENTAÇÃO: O aluno escreverá quatro folhas (almaço) contendo dados sobre o país (número de habitantes, capital, cidades importantes etc.), curiosidades diversas sobre o país etc. O grupo poderá colar figuras sobre algumas localidades do país.

AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado segundo dois critérios: informações importantes contidas no trabalho e estética do trabalho, ou seja, se o trabalho está bem escrito.

GUIA PARA O TRABALHO DE ESPANHOL DO 1º BIMESTRE - 6º ano A


GUIA PARA O TRABALHO DE ESPANHOL DO 1º BIMESTRE
6º ano A
Professor: Ananias

OBJETIVO: O principal objetivo do trabalho é fazer com que os alunos conheçam algo de alguns países de fala espanhola, para ir conhecendo aos poucos o universo dos países cujas línguas estão aprendendo.

FORMA DO TRABALHO: O trabalho será feito em grupos definidos em sala de aula, dependendo da quantidade de alunos, conforme lista de chamada. Cada grupo escolherá, junto com o professor, o país a ser trabalhado.
FORMA DE APRESENTAÇÃO: O aluno escreverá quatro folhas (almaço) contendo dados sobre o país (número de habitantes, capital, cidades importantes etc.), curiosidades diversas sobre o país etc. O grupo poderá colar figuras sobre algumas localidades do país.

AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado segundo dois critérios: informações importantes contidas no trabalho e estética do trabalho, ou seja, se o trabalho está bem escrito.

Trabalho de Matemática 5º ano A/B


Aluno(a):___________________________________________nº____  Data:____/____/____

Mensuração
Rubrica





 TRABALHO DE MATEMÁTICA – 1º BIM/2011 – 5º ANO __





4) Você sabia que as abelhas e as moscas batem as asas cerca de 190 vezes por segundo? É por causa dessa velocidade que produzem aquele zumbido tão desagradável. Quantas vezes as abelhas e os mosquitos batem as asas por minuto? E por hora? (1,5)
                                                                                                     CÁLCULOS




Respostas: __________________________________________________________________

5) Complete a cruzadinha(2,0)



CÁLCULOS




6) Arme e efetue: (1,5)
a) 34 572 × 23 =
b) 65 3235 ÷ 15 =
c) 253 709 – 189 289 =
d) 45 892 + 24 337 + 356 =
e) 54 627 ÷ 7 =
                                                           CÁLCULOS


sábado, 12 de março de 2011

Trabalho de Espanhol 2º Ensino Médio - 1º Bimestre


GUIA PARA O TRABALHO DE ESPANHOL DO 1º BIMESTRE
2º Ensino Médio
Professor: Ananias

Objetivo: O principal objetivo do primeiro trabalho é pensar democraticamente os possíveis temas. Os alunos, junto com o professor, pensarão sobre temas que gostariam de apresentar. Outro objetivo é dar aos alunos liberdade de escolha, o professor não será tão exigente quanto a temas e formas do trabalho.

Grupos: Os alunos se juntarão em grupos de até seis pessoas e, juntos, pensarão no tema e na forma de apresentação do trabalho.

Possíveis temas: Somente a título de ilustração, o aluno poderá optar por qualquer tema, mas antes, o professor tem que avaliar se o tema é pertinente à série do grupo. Como possíveis opções, poderão escolher: Biografia de um artista, grupo, escritor etc., Curiosidades sobre países, contendo artes, culinária etc., dentre outros temas.

Possíveis formas de apresentação: Os grupos poderão gravar um vídeo apresentando, por exemplo, um jornal, uma peça de teatro ou o que lhes parecerem pertinente, neste caso, a única exigência é que TODOS do grupo falem. No caso de um trabalho por escrito, se exige que o aluno apresente, no mínimo cinco folhas escritas, em papel almaço, o grupo poderá colar fotos e desenhos no trabalho. Outras possíveis formas de apresentação serão aceitas, mas com a prévia concessão do professor.

Forma de avaliação: O professor avaliará, principalmente, a capacidade de o aluno articular o que foi aprendido nos anos anteriores, e no presente ano, por isso eles terão liberdade de escolha. Contará também a criatividade do aluno na hora de montar seu trabalho, pois isso mostra como o aluno usa o que aprendeu, em situações diversas de uso da língua.

Contato: Para um melhor contato com o professor, favor contactar o email: ananias198@hotmail.com

Trabalho de Espanhol 1º Ensino Médio - 1º Bimestre


GUIA PARA O TRABALHO DE ESPANHOL DO 1º BIMESTRE
1º Ensino Médio
Professor: Ananias

Objetivo: O principal objetivo do primeiro trabalho é pensar democraticamente os possíveis temas. Os alunos, junto com o professor, pensarão sobre temas que gostariam de apresentar. Outro objetivo é dar aos alunos liberdade de escolha, o professor não será tão exigente quanto a temas e formas do trabalho.

Grupos: Os alunos se juntarão em grupos de até seis pessoas e, juntos, pensarão no tema e na forma de apresentação do trabalho.

Possíveis temas: Somente a título de ilustração, o aluno poderá optar por qualquer tema, mas antes, o professor tem que avaliar se o tema é pertinente à série do grupo. Como possíveis opções, poderão escolher: Biografia de um artista, grupo, escritor etc., Curiosidades sobre países, contendo artes, culinária etc., dentre outros temas.

Possíveis formas de apresentação: Os grupos poderão gravar um vídeo apresentando, por exemplo, um jornal, uma peça de teatro ou o que lhes parecerem pertinente, neste caso, a única exigência é que TODOS do grupo falem. No caso de um trabalho por escrito, se exige que o aluno apresente, no mínimo cinco folhas escritas, em papel almaço, o grupo poderá colar fotos e desenhos no trabalho. Outras possíveis formas de apresentação serão aceitas, mas com a prévia concessão do professor.

Forma de avaliação: O professor avaliará, principalmente, a capacidade de o aluno articular o que foi aprendido nos anos anteriores, e no presente ano, por isso eles terão liberdade de escolha. Contará também a criatividade do aluno na hora de montar seu trabalho, pois isso mostra como o aluno usa o que aprendeu, em situações diversas de uso da língua.

Contato: Para um melhor contato com o professor, favor contactar o email: ananias198@hotmail.com