Matrícula 2014

Matrículas abertas para 2014. Período exclusivo para rematrícula, 16 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2014 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

POTENCIAÇÃO


RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Trabalho 2º bimestre Língua Portuguesa - 2º ano A/B


Nome.:_________________________________________
São Paulo, __________________________ 2º ano_______

Trabalho do 2º Bimestre da Língua Portuguesa ( O Jacarezinho Egoísta)
 01 -  Qual o nome dos personagens da história?(O,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 02 - Como era o comportamento do Jacarezinho, quando estava na lagoa. (O,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 03 - O que aconteceu na casa de Dona Pata? E para onde o Doutor Pato mandou seus filhotes?(1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 -  Como Jacarezinho tratou os patinhos quando chegaram na lagoa? E o que os patinhos fizeram? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05 - Depois de tanto insistir, o que Dona Pata falou ao Jacarezinho sobre a lagoa? (O,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06  -        Responda colocando X: (O,5)
O Sol ouviu toda conversa de Dona Pata com o Jacarezinho e ficou com muita pena dos Patinhos e muito zangado com o Jacarezinho egoísta.  O que ele fez?

(     ) Encheu a lagoa com mais água.
(     ) Aqueceu tanto a água da lagoa que ela  evaporou

 07 - Quando o Jacarezinho acordou e viu ele todo cheio de barro  : (O,5)

(     ) Ficou feliz
(     ) Levou um susto

 08 -O Jacarezinho  arrependeu se? (1,0)

(     ) sim
(     ) não                                               

O que ele disse?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


09 - Qual o nome que a lagoa recebeu e por quê? (1,0)

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 10 -      Você acha que o Jacarezinho aprendeu a lição? Por quê? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 - Desenhe a parte a história que você mais gostou. Capriche. (1,0)


sexta-feira, 15 de abril de 2011

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS − 1º BIM - 4ºAN0 A/B


CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS − 1º BIM - 4ºAN0 A/B

Prepare-se para as avaliações bimestrais. Estude diariamente, recordando o que foi explicado em sala de aula. Estude na apostila e reveja seu caderno. Na apostila parecem ser muitas páginas, mas devemos lembrar que há desenhos e espaços com tamanhos grandes. Não se preocupe você aprendeu tudo nas aulas, fez as tarefas e estamos sempre revisando! Bom estudo!

CIÊNCIAS -14/04/2011
Estudar páginas: 39 até 64                                                        
Lições de casa e atividades no caderno.


PORTUGUÊS – 15/04/2011
Estudar páginas: 170 até 196
Lições de casa e atividades no caderno.


INGLÊS – 18/04/2011
Estudar páginas: 25 até 44
Atividades no caderno.
                                                                                            
MATEMÁTICA – 19/04/2011
Estudar páginas: 128 até 170
Contas variadas ( ÷, +, -, × )
Lições de casa e atividades no caderno.


HISTÓRIA e GEOGRAFIA –20/04/2011
História estudar páginas: 75 até 90
Geografia estudar páginas: 26 até 49
Lições de casa e atividades no caderno.

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS − 1º BIMESTRE - 5ºAN0 A/B


CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS − 1º BIMESTRE - 5ºAN0 A/B


Prepare-se para as avaliações bimestrais. Estude diariamente, recordando o que foi explicado em sala de aula. Estude na apostila e reveja seu caderno. Na apostila parecem ser muitas páginas, mas devemos lembrar que há desenhos e espaços com tamanhos grandes. Não se preocupe você aprendeu tudo nas aulas, fez as tarefas e estamos sempre revisando! Bom estudo!

CIÊNCIAS -14/04/2011
Estudar páginas: 44 até 57                                                       
Lições de casa e atividades no caderno.


PORTUGUÊS – 15/04/2011
Estudar páginas: 173 até 190
Lições de casa e atividades no caderno.


INGLÊS – 18/04/2011
Estudar páginas: 26 até 52
Atividades no caderno.
                                                                                            
MATEMÁTICA – 19/04/2011
Estudar páginas: 112 até 143
Contas variadas ( ÷, +, -, × )
Lições de casa e atividades no caderno.


HISTÓRIA e GEOGRAFIA –20/04/2011
História estudar páginas: 80 até 103
Geografia estudar páginas: 34 até 52
Lições de casa e atividades no caderno.

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES DO 1º BIMESTRE – 2º ANO A/B



CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES DO 1º BIMESTRE – 2º ANO
Srs. Pais,
Chegou o momento da primeira avaliação do seu (a) filho (a).  Sei da ansiedade que estão sentindo, que sem dúvida é um momento especial. Porém, devemos tomar alguns cuidados:
·         Não demonstrem sua ansiedade;
·         Não ofereçam presentes em troca de notas máximas, afinal as avaliações são diárias e faremos das provas mais um momento de estudo;
·         Propiciem ao seu filho (a) um momento de estudo prazeroso;
·         Evitem faltas e atrasos em dias de provas;
·         Verifiquem o estojo, que deverá constar:
ü     No mínimo dois lápis pretos apontados;
ü     Borracha e apontador;
ü     Lápis de cor apontados (12 cores básicas mais a cor roxa).
Esses detalhes contribuirão para organização do seu filho (a) durante as atividades, mantendo-o (a) concentrado (a). Com certeza estes momentos serão bastante significativos para todos nós.
Segue abaixo as datas das avaliações e seus conteúdos. Atenção aos conteúdos em destaque:
·         14/04/2011 (quinta-feira) – Avaliação da Língua Portuguesa
Conteúdo:
                                I.           Texto e estudo do texto;
                             II.           Ortografia do F/V (pags. 109, 111), T/D (pags. 125, 126), P/B (pags. 135, 136), CA-CO-CU e GA-GO-GU (pags. 147, 148);
                           III.           Alfabeto maiúsculo e minúsculo (pags. 121, 122);
                          IV.           Vogais e consoantes (pags. 133, 134);
                             V.           Sílabas (pags. 143, 144, 145, 146).

·         15/04/2011 (sexta-feira) – Avaliação de Ciências
Conteúdo:
                                I.           As três partes do corpo (pags. 3, 4);
                             II.           O movimento dos animais (pags. 16, 17);
                           III.           Os cincos sentidos (pags. 19 a 33);
                          IV.           Minha Saúde (pags. 34 a 45).

·         18/04/2011 (segunda-feira)Avaliação da Língua Inglesa
Conteúdo:
                                I.           Apostila (pags.2 a 40);
                             II.           Caderno

·         19/04/2011 (terça-feira) – Avaliação de Matemática
Conteúdo:
                                I.           Noções de grandeza (espaço) (pags. 69 a 81) – Sequência de desenhos;
                             II.           Noções de grandeza (tempo) (pags. 83 a 90) – Mais tempo que, menos tempo que e dias da semana;
                           III.           Classificação e simbolização (pags. 94 a 100, 104 a 105, 108 a 111, 114 a 118) – Criação de símbolos e classificação de elementos;
                          IV.           Contas de adição e subtração;
                             V.           Números do 0 até 50

·         20/04/2011 (quarta-feira) – Avaliação de História e Geografia
Conteúdo:
                                I.           Onde estou? (pags.9 a 11);
                             II.           O tempo Passa… (pags. 18 a 20);
                           III.           Todos são diferentes e merecem respeito! (pags. 26, 27);
                          IV.           Diferentes tipos de família (pags. 32 a 35)
                             V.           Calendário (pags. 44, 47, 48, 49, 50).

Reunião de Pais ou Responsáveis

A Reunião de Pais ou Reponsáveis será no dia 06/05/11:

Período da manhã: 08:00h às 12:00h.
Período da Tarde: 13:00h às 17:00h.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Feliz Páscoa - 2011


Feriado dias 21/04 e 22/04/2011

Nos dias 21/04 quinta-feira(feriado de tiradentes) e 22/03 sexta-feira (paixão de Cristo), não haverá aula.

Cronograma da Recuperação 1º bimestre 2011


Caro(a)  aluno(a) e responsáveis
 Observar que haverá aulas de recuperações de todas as matérias durante o período de  18/04 a 29/04/2011 , como também a aplicação das respectivas provas de recuperações. Os professores  sinalizarão os alunos via agenda, portanto procurem não faltar durante este período e fiquem atentos à tabela abaixo. É importante comparecer ao plantão de dúvidas!

*Lembramos que NÃO TEREMOS AULAS nos dias 21/04 ( Feriado Tiradentes) e 22/04/2011.

*A Reunião de Pais será no dia 06/05/11 – para o período da manhã: 8:00h as 12:00h, Fundamental I e II e Ensino Médio.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exercícios de atomística

1. Quais são as partículas que se encontram no núcleo dos átomos?

2. O que é o número atômico e qual o seu símbolo?

3. Quantos prótons, elétrons e nêutrons existem num átomo de número atômico 17, e cuja massa é de 35?

4. Quando um átomo se torna um ânion, ocorre aumento no número de:

5. Quantos elétrons há no íon Sr2+. O estrôncio possui massa 87 e 38 prótons?

6. A partícula formada por 30 prótons, 33 nêutrons e 28 elétrons é um átomo ou um íon? Se íon, é um ânion ou cátion? E qual a sua carga?

7. Qual a composição nuclear do Ferro (quantos prótons e nêutrons), sabendo-se que A = 56 e Z = 26.

8. Um íon de carga 2+ tem 15 elétrons. O número de nêutrons é duas unidades maior que o número de prótons. Qual o número de massa do elemento?

9. Considere os isótopos:
16S32, 17Cl35, 19K39, 20Ca40. Em relação às partículas a seguir, formadas a partir dos isótopos referidos, S2-, Cl-, K+, Ca2+, há uma afirmativa correta. Identifique-a:
a) S2-, Cl-, K+, Ca2+ são isótonos.
b) S2-, Cl-, K+, Ca2+ têm o mesmo número de prótons.
c) S2-, Cl-, K+, Ca2+ são isóbaros.
d) S2-, Cl-, K+, Ca2+ são isoeletrônicos.
e) S2- e Ca2+ têm o mesmo número de prótons e Cl- e K+ têm o mesmo número de nêutrons.

10. (OSEC) São dados três átomos genéricos, A, B e C. O átomo A tem número atômico 70 e número de massa 160. O átomo C tem 94 nêutrons, sendo isótopo de A. o átomo B é isóbaro de C e isótono de A. O número de elétrons do átomo B é:
a) 160                  b) 70                         c) 74                            d)78                              e)164

11. (FUVEST) Um ânion bivalente de um dado elemento possui elestrofera com 10 elétrons. Esse ânion deve possuir também:
a) 10 nêutrons.      b) 5 nêutrons e 5 prótons.      c) 8 nêutrons e 2 prótons.
d) 10 prótons.        e) 8 prótons.

12. (MACK) A diferença entre o número de prótons do Cr3+ e o número de elétrons do O2- é igual ao número de nêutrons do alumínio, que tem número atômico igual a 13 e número de massa igual a: Dados: 24Cr52 e 8O16.
a) 31                    b)29                           c)27                             d)21                            e)49 

13. (PUC-MG) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os nomes dos cientistas com os modelos atômicos.
  1. Dalton
  2. Rutherford
  3. Niels Bohr
  4. J.J. Thomson
(   ) Descoberta do átomo e de seu tamanho relativo
(   ) Átomos esféricos, maciços, indivisíveis.
(   ) Modelo semelhante a um “pudim de passas” com cargas positivas e negativas em igual número.
(   ) Os elétrons giram em torno do núcleo em determinadas órbitas.

14. (IME-RJ)Neste exercício “ispertu” sejam os elementos 150A63, B e C de números atômicos consecutivos e crescentes na ordem dada. Sabendo que A e B são isóbaros e que B e C são isótonos, podemos concluir que o número de massa do elemento C é igual a:
a) 150       b)  64       c) 153       d) 65       e) 151

15. (U. Taubaté – SP) considere as seguintes afirmações :
I.Quanto menor o raio do íon, maior será sua quantidade de elétrons quando comparado com seu átomo.
II.O potencial de ionização aumenta à medida que o raio atômico aumenta em uma família.
III.A afinidade eletrônica será maior quando o raio atômico diminuir.

Indique a alternativa correta.

a) Todas são verdadeiras.                          b) Somente III é verdadeira.
c) Somente II e III são verdadeiras.            d) Somente I é verdadeira.
e) Todas são falsas.

16. (ITAJUBÁ) Rutherford, em seu clássico experimento, bombardeou uma delgada lâmina com partículas alfa. Nessa experiência, ele demonstrou que:

a) todos os átomos dos elementos possuem elétrons;
b) o volume nuclear é muito pequeno em relação ao volume do átomo;
c) os elétrons tem carga elétrica negativa;
d) os elétrons giram em órbitas elípticas ao redor do núcleo;
e) a matéria é compacta e impenetrável.
 
17. (METODISTA) Os raios catódicos são constituídos por:
a) elétrons      b) prótons      c) cátions      d) ânions      e) n.d.a.
 
18. (OSEC) Algumas correções feitas por Böhr ao átomo de Rutherford referem-se:

a) ao eletromagnetismo      b) à quantização de energia      c) à teoria da relatividade
d) ao núcleo do átomo        e) n.d.a.
 
19. Deve-se a Böhr a idéia de:

a) níveis de energia            b) núcleo atômico             c) átomo semelhante ao sistema planetário
d) número atômico              e) isótopos
 
20. No esquema abaixo, um elétron saltando de K para L deve:

 







a) absorver uma energia E1;     b) absorver uma energia E2     c) absorver uma energia (E1 + E2);
d) absorver uma energia (E2 – E1);     e) devolver uma energia (E2 – E1).
 
21. Com relação ao teste anterior, quando o elétron retorna de L para K, deve:

a) perder a massa e ganhar energia;
b) emitir energia na forma e ondas eletromagnéticas;
c) devolver energia (E2 + E1);      d) devolver energia (E2 – E1);      e) devolver energia E2.

Analise o seguinte texto:

 “Todos os tipos de átomos, quando excitados, poderão emitir ondas eletromagnéticas correspondentes aos espectros visíveis, ultravioleta etc. Essas emissões podem ser analisadas pela Espectroscopia. Cada emissão proveniente de um átomo pode ser decomposta e fotografada, produzindo-se um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto característico de raias, ou seja, um espectro característico.”

Os testes n.º 07 e 08 deverão ser respondidos em função do texto anterior.

22. O texto permite estabelecer que:

a) átomos emitem energia mesmo quando não excitados;
b) é possível identificar os elementos constituintes do Sol;
c) o espectro não um conjunto de raias característico para cada átomo;
d) os átomos, quando ativados, nunca emitem luz;
e) os átomos, quando ativados, nunca emitem ondas ultravioleta.

23. O texto anterior explica:

a) por que o sódio emite uma luz amarela característica quando ativado;
b) por que 1 mol de gás nas CNPT ocupa um volume de 22,4l;
c) por que 1 mol de H2O apresenta 6 . 1023 moléculas;
d) como podemos analisar a composição da Lua através da luz que ela reflete do Sol;
e) como determinar a massa de um átomo.

24. Analise o texto:

A energia de um subnível pode ser dada pela soma (n + l). Ocorrendo empates, terá maior energia o elétron com maior valor de n.” Portanto:

a) O subnível 4s tem maior energia que o subnível 3d.
b) O subnível 4p tem menor energia que 4s.
c) Para um dado nível sempre o subnível s apresentará maior energia que os subníveis p, d ou f.
d) O subnível 6d tem maior energia que 7s.
e) Poderão existir dois subníveis com a mesma energia real.

25.
No esquema abaixo encontramos duas distribuições eletrônicas de um mesmo átomo neutro.

1s2    2s2                     1s2  2s1  2p1
     A                                       B

a) A é a configuração ativada.                b) B é a configuração normal.
c) A passagem de A para B liberta energia na forma de ondas eletromagnéticas.
d) A é um gás nobre.                     e) A passagem de A para B absorve energia.

26. Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de
28Ni59 com as do átomo de 80Hg201, o total de partículas será:
a) 281.      b) 158.      c) 368.      d) 108.      e) 360.


27. O átomo de telúrio (Te) possui 52 elétrons e 75 nêutrons. O seu número atômico, número de massa e número de elétrons da camada de valência são, respectivamente:
a) 52, 127 e 5.      b) 52, 127 e 6.      c) 127, 52 e 6.     d) 52, 75 e 5.      e) 52, 127 e 4.

28. Um elemento tem número de massa atômica (3x + 6), onde x é seu número atômico. O número nêutrons desse elemento será dado por:
a) 2x + 2.      b) 2x + 3.      c) 2x + 6.      d) x + 6.      e) x + 3.

29. (UERJ) Um sistema é formado por partículas que apresentam composição atômica: 10 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. A ele foram adicionadas novas partículas. O sistema resultante será quimicamente puro se as partículas adicionadas apresentarem a seguinte composição atômica:

a) 21 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons.          b) 20 prótons, 20 elétrons e 22 nêutrons.
c) 10 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons.          d) 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons.
e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.
  
30. A diferença entre o número de massa de um átomo e o seu número atômico fornece o número de:
 a) Prótons.      b) Nêutrons.      c) Elétrons.      d) Mésons.      e) Pósitrons.

31. Identifique a alternativa falsa:

a) A soma do número de prótons e nêutrons de um átomo indica o número de massa desse átomo.
b) Um elemento deve ter seus átomos com o mesmo número de nêutrons.
c) Embora os números de massa dos átomos de um mesmo elemento possam variar, seu número de prótons permanece constante.
d) Átomos de um mesmo elemento, com diferentes números de massa, são chamados isótopos.
e) O número de prótons no núcleo de um átomo é conhecido como seu número atômico.

32. O único átomo que não possui nêutrons é o:
a) 1H.      b) 2H.      c) 3H.      d) 3He.      e) 4He.

33. A principal característica de um elemento químico é seu número atômico (Z), que corresponde, por definição, ao número de:

a) Nêutrons.     b) Prótons e nêutrons.     c) Prótons no núcleo.    
d) Prótons e elétrons.     e) Nêutrons ou elétrons.

34. (Covest-2003)Isótopos radiativos são empregados no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças. Qual é a principal propriedade que caracteriza um elemento químico?

a) Número de massa      b) Número de prótons      c) Número de nêutrons
d) Energia de ionização      e) Diferença entre o número de prótons e de nêutrons
  
35. (UCS-RS) O conhecimento das partículas subatômicas, bem como do seu número, é útil para a compreensão das propriedades individuais dos átomos. Os átomos distinguem-se ns dos outros pelo número de prótons e de nêutrons que contêm. Com relação ao átomo de boro (5B11), é correto afirmar que ele distingue dos demais átomos por possuir...

a) 5 prótons e 6 nêutrons.       b) O número atômico e o número de nêutrons iguais a 6.
c) O número atômico e o número de nêutrons iguais a 5.
d) Número igual de prótons e nêutrons.       e) 11 prótons e 5 nêutrons.

36. Com relação às características do átomo e ao conceito de elemento químico, assinale a afirmação correta:

a) Um elemento químico é caracterizado pelo número de massa.
b) Os átomos de um mesmo elemento químico obrigatoriamente devem apresentar o mesmo número de nêutrons.
c) Na eletrosfera, região que determina a massa do átomo, encontram-se os elétrons.
d) O número de massa é a soma do número de prótons com o número de elétrons.
e) Um elemento químico é constituído de átomos de mesma carga nuclear.
  
37. (CEFET-SP) Um átomo genérico X apresenta a seguinte estrutura:

Prótons
13
Nêutrons
14
Elétrons
13
O número de massa deste átomo é igual a:
 a) 13.        b) 14.        c) 26.        d) 27.        e) 40.

38. O número atômico, número de massa e número de nêutrons de um átomo são expressos, respectivamente por (3x + 5), (8x) e (6x – 30). Determine os números de prótons e nêutrons desse átomo.

39. (Covest-90) Preencha as lacunas da seguinte tabela:

Elemento
Nº de prótons
Nº de elétrons no átomo neutro
Nº de nêutrons
Nº de massa
Th

90

232
Cl
17

19


      Lendo da esquerda para a direita, formar-se-á, com os números inseridos, a seguinte seqüência numérica:
a) 90, 142, 17, 36     b) 142, 90, 19, 36     c) 142, 90, 36, 17     d) 90, 142, 36, 17     e) 89, 152, 7, 36

40. Quando se compara o átomo neutro do enxofre com o íon sulfeto (S2–), verifica-se que o segundo possui:
a) Um elétron a mais e mesmo número de nêutrons.    
b) Dois nêutrons a mais e mesmo número de elétrons.
c) Um elétron a mais e mesmo número de prótons.
d) Dois elétrons a mais e mesmo número de prótons.
e) Dois prótons a mais e mesmo número de elétrons.

41. (Covest-2002) Isótopos radiativos de iodo são utilizados no diagnóstico e tratamento de problemas da tireóide, e são, em geral, ministrados na forma de sais de iodeto. O número de prótons, nêutrons e elétrons no isótopo 131 do iodeto são, respectivamente::
a) 53, 78 e 52.     b) 53, 78 e 54.     c) 53, 131 e 53.     d) 131, 53 e 131.     e) 52, 78 e 53.

42. Recentemente foi sintetizada uma forma alotrópica do carbono, de fórmula C60, chamada fulereno ou Buckminsterfulereno, ou ainda buckbola ou futeboleno. Esta forma alotrópica é diferente do diamante e da grafite. Se considerarmos uma molécula do C60 podemos afirmar que a relação entre o número de prótons e nêutrons é igual a:
a)     1/6.      b)     1/3.      c)     1/2.      d)     1.      e)     2.

43. As representações 1H1, 1H2 e 1H3 indicam átomos de hidrogênio com números diferentes de:
a) Atomicidade.     b) Valência.     c) Elétrons.     d) Prótons.     e) Nêutrons.

44. Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos contém exatos 99,759 % de 8O16. 0,037% de 8O17 e 0,204% de 8O18. Diante desta constatação, pode-se afirmar que essas três formas naturais de oxigênio constituem átomos que, entre si, são:
a) Alótropos.      b) Isóbaros.      c) Isótonos.      d) Isótopos.      e) Isômeros.
  
45. UNIP-SP) Os átomos isótopos de um elemento químico apresentam:

a) Propriedades químicas diferentes.       b) Número de nêutrons diferente.
c) Número de elétrons diferente.              d) A mesma massa nuclear.
e) Número de prótons diferente.

46. (UFPA) Recentemente o Departamento de Química da UFPA adquiriu um equipamento de ressonância magnética nuclear. Este equipamento tem como finalidade à análise de estruturas moleculares, e para a sua operação é necessária a utilização de solventes deuterados, tais como D2O, CDCl3, MeOD e outros. O átomo de deutério em relação ao átomo de hidrogênio é um:
a) Isóbaro.      b) Isótopo.      c) Isótono.      d) Alótropo.      e) Derivado radioativo.

47. Em relação a isotopia, isobaria e isotonia:

0
0
Isótonos são entidades químicas que possuem o mesmo número de nêutrons.
1
1
Isóbaros são entidades químicas que possuem o mesmo número de prótons.
2
2
Isótopos são entidades químicas que possuem o mesmo número de massa.
3
3
São relações que dizem respeito ao núcleo e a eletrosfera do átomo.
4
4
São relações que dizem respeito ao núcleo do átomo.

48. Isótopos são átomos:

a) Do mesmo elemento, com números de massa iguais.
b) De elementos diferentes, com números de massa iguais.
c) Do mesmo elemento, com números atômicos diferentes.
d) Do mesmo elemento, com números de massa diferentes.
e) De mesmo número de massa e diferentes números de elétrons.

49. Os isótopos de um mesmo elemento químico possuem núcleos com diferentes números de:
a) Prótons.      b) Nêutrons.      c) Elétrons.      d) Elétrons ou prótons.      e) Nêutrons ou prótons.

50. (ITA-SP) Dados os nuclídeos 15I30, 18II30, 13III30, 15IV30, 18V29, 14VI31, podemos afirmar que:

a)      I e IV são isótopos; II e V são isóbaros; III e IV são isoneutrônicos.
b)      IV e VI são isótopos; I, II e III são isóbaros; V e VI são isoneutrônicos.
c)      I, II e III são isótopos; III e V são isóbaros; IV e VI são isoneutrônicos.
d)      II e VI são isótopos; I e IV são isóbaros; III e VI são isoneutrônicos.
e)      II e V são isótopos; III e IV são isóbaros; III e VI são isoneutrônicos.

51. (UFV-MG) considerando-se os elementos X, Y e Z e sabendo-se que eles apresentam as seguintes características:

v      X tem “n” prótons, “n” elétrons e “n” nêutrons.
v      Y tem “n – 1” prótons, “n – 1” elétrons e “n” nêutrons.
v      Z tem “n + 1” prótons, “n + 1” elétrons e “n + 2” nêutrons.

       Podemos afirmar que:

a) Y e Z são isótopos.      b) Y torna-se isótopo de Z quando ganha 1 próton e 1 elétron.
c) X torna-se isótopo de Z quando ganha 1 próton e 1 elétron.      d) Y e Z são isótonos.
e) Z torna-se isótopo de Y quando ganha 2 elétrons e 1 próton.
  
52. Considerando as afirmações:

I.                           A característica fundamental de um elemento químico é sua massa atômica.
II.                         O diamante e a grafite são formas alotrópicas do carbono.
III.                        O deutério e o trítio são isótopos do hidrogênio.
    
      São corretas as afirmações:

a) Apenas I.     b) Apenas II.     c) Apenas I e II.     d) Apenas II e III.     e) I, II e III.

53. O átomo mais abundante do alumínio é o 13Al27. Os números de prótons, nêutrons e elétrons do íon Al3+ deste isótopo são, respectivamente:
a) 13, 14 e 10.     b) 13, 14 e 13.     c) 10, 14 e 13.    d) 16, 14 e 10.     e) 10, 40 e 10.

54. Um átomo X tem 56 prótons e 81 nêutrons. Um átomo Y tem número de massa 138 e é isótono de X, logo podemos afirmar que o número de atômico do átomo Y é igual a:
a) 56.     b) 57.     c) 81.     d) 82.     e) 138.

55. Dois átomos A e B são isóbaros. O átomo A tem número de massa (4x + 5) e número atômico         (2x + 2) e B tem número de massa (5x – 1). O número atômico, número de massa, número de nêutrons e número de elétrons do átomo A correspondem, respectivamente, a:
a) 10, 29, 14, 15      b) 29, 15, 14, 15      c) 29, 15, 15, 14      d) 14, 29, 15, 14      e) 29, 14, 15, 15

56. A substância química bromo é formada por moléculas biatômicas (Br2) com massas moléculas 158, 160 e 162 e, somente essas. Com essa informação podemos concluir que o elemento bromo é formado pelos isótopos:

a) 79Br, 80Br e 81Br.             b) 79Br e 81Br, apenas.                   c) 79Br e 80Br, apenas.      
d) 80Br e 81Br, apenas.       e) 158Br, 160Br e 162Br.

57. Considere um átomo X, isótopo de um átomo Y e isóbaro de um átomo Z, acerca dos quais afirmamos que:

I.                                       X e Y possuem o mesmo número atômico.
II.                                     X e Y possuem o mesmo número de massa.
III.                                    Y e Z possuem o mesmo número de massa.
IV.                                  X e Z possuem o mesmo número atômico.

 Podemos concluir que:

a) São corretas apenas as afirmações I, II e III.    b) São corretas apenas as afirmações II e IV.
c) São falsas apenas as afirmações II, III e IV.     d) São falsas todas as afirmações.
e) São corretas todas as afirmações.

58. O silício, elemento químico mais abundante na natureza depois do oxigênio, tem grande aplicação na industria eletrônica. Por outro lado, o enxofre é de grande importância na obtenção do ácido sulfúrico. Sabendo que o átomo 14Si28 é isótono de uma das variedades isotópicas do enxofre, 16S, pode-se afirmar que este átomo tem número de massa:
a) 19.       b) 21.       c) 28.       d) 32.       e) 30.

59. O número de elétrons do cátion X3+ é igual ao número de prótons do átomo Y, que por sua vez é isótopo do átomo W, que apresenta número atômico e número de massa, respectivamente, 36 e 84. O número atômico do elemento X é:
a) 33.       b) 36.       c) 39.       d) 45.       e) 51.

60. Conhecem-se os seguintes dados referentes aos átomos A, B e C:

·         A tem número atômico 14 e é isóbaro de B.
·         B tem número atômico 15 e número de massa 30, sendo isótopo de C.
·         A e C são isótonos entre si.

Qual o número de massa de C?
  
61. Sejam os elementos 62A150, B e C de números atômicos consecutivos, na ordem dada. Sabendo que A e B são isóbaros e que B e C são isótonos, determine o número de nêutrons do elemento B e o número de massa do elemento C, respectivamente:
a) 87 e 151.     b) 87 e 152.     c) 85 e 151.     d) 85 e 152.     e) 80 e 150.

62. Num exercício escolar, um professor pediu a seus alunos que imaginassem um átomo que tivesse o número atômico igual ao seu número de chamada e o número de nêutrons 2 unidades a mais que o número de prótons. O aluno de número 15 esqueceu de somar 2 para obter o número de nêutrons e, conseqüentemente, dois alunos imaginaram átomos isóbaros. Isso ocorreu com os alunos de números de chamadas:
a) 14 e 15.     b) 13 e 15.     c) 15 e 16.     d) 12 e 15.     e) 15 e 17.

63. Tem-se um átomo A com número atômico 5 e número de massa  (3x – 5). Este átomo é isótono de um átomo B que apresenta número de massa (2x + 1) e um próton a mais que A. Calcule os números de massa de A e B.

64. Três átomos A, B e C apresentam, respectivamente, números de massa pares e consecutivos. Sabendo que o átomo B possui 27 nêutrons e o átomo C, 29 de prótons, determine os números de massa desses átomos, de modo que A seja isótopo de B e isótono de C.
a) 54, 56 e 58.     b) 52, 54 e 56.     c) 50, 52 e 54.     d) 48, 50 e 52.     e) 56, 58 e 60.

65. Têm-se três átomos genéricos X, Y e T. O átomo X possui número de massa consecutivo ao seu isótopo Y. O átomo T possui número de massa e número atômico iguais ao dobro de Y. Sabe-se que T possui 30 prótons e 34 nêutrons. Assinale a alternativa que corresponde ao número atômico e de massa de X:
a) 15 e 32.     b) 30 e 66.     c) 15 e 33.     d) 30 e 64.     e) 30 e 61.

66. Considere as seguintes representações:

                           3x + 32 R 11x + 15               5x – 8 S 12x – 2                      4x + 10 T 10x + 35

      Sabendo que R e S são isótopos, é possível afirmar que:

a) O número atômico de R é 90.                  b) O número atômico de S é 90.
c) O número de massa de T é 238.              d) O número de massa de R é 238.
e) R e T são isóbaros.

67. Um átomo do elemento químico X é isótopo de 20 A 41 e isóbaro de 22 B 44. Com base nessas informações, podemos concluir que o átomo do elemento X possui:
a) 22 prótons      b) 24 nêutrons      c) 20 nêutrons     
d) Número de massa igual a 61.          e) Número de massa igual a 41.

68. O átomo Q tem 36 nêutrons e é isóbaro do átomo R. Considerando que R2+ é isoeletrônico do átomo Q, identifique o número de nêutrons do átomo R.
a) 40.       b) 38.       c) 36.       d) 34.       e) 32.

69. Alguns elementos apresentam, no seu estado fundamental e no seu nível mais energético, a distribuição eletrônica npx. Dentre os elementos abaixo, o que apresenta o maior valor de “x” é:
a) 13Al.        b) 14Si.        c) 34Se.        d) 15P.        e) 35Br.

70. Um elemento cujo átomo possui 20 nêutrons apresenta distribuição eletrônica no estado fundamental       1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, tem:

a) Número atômico 20 e número de massa 39.        b) Número atômico 39 e número de massa 20.
c) Número atômico 19 e número de massa 20.        d) Número atômico 19 e número de massa 39.
e) Número atômico 39 e número de massa 19.

71. O número máximo de elétrons de um átomo que apresenta elétrons distribuídos em cinco níveis de energia é igual a:
a) 106.         b) 54.         c) 92.         d) 58.         e) 94.

72. O elemento cujo átomo tem o maior número de elétrons em sua camada mais externa é aquele cujo número atômico é igual a:
a) 2.        b) 4.        c) 7.        d) 11.        e) 12.

73. Um átomo tem número de massa 31 e 16 nêutrons. Qual o número de elétrons no seu nível mais externo?
a) 2.        b) 4.        c) 5.        d) 3.        e) 8.

74. Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras nos ossos da mandíbula e do maxilar. Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:

a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3.        b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5.        c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2.
d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2.        e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6.

75. O bromo, único halogênios que nas condições ambiente se encontra no estado líquido, formado por átomos representados por 35Br80, apresenta:
 a) 25 elétrons na camada de valência.          b) 2 elétrons na camada de valência.
c) 7 elétrons na camada de valência.            d) 35 partículas nucleares.
e) 45 partículas nucleares.

76. As soluções aquosas de alguns sais são coloridas, tais como:

         Solução aquosa de CuSO4 = azul.
         Solução aquosa de NiSO4 = verde.
         Solução aquosa de KMnO4 = violeta.

       A coloração dessas soluções pode ser relacionada à presença de um elemento de transição. Sabendo que estes elementos apresentam seu elétron mais energético situado no subnível “d”, qual dos elementos abaixo apresenta o maior número de elétrons no subnível “d”?
a) 11Na.        b) 17Cl.        c) 20Ca.        d) 21Sc.        e) 26Fe.

77. Vanádio (Z = 23), elemento de transição, constitui componente importante do aço para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, as resistências mecânicas e à corrosão do ferro. Quantos elétrons há no subnível 3d da configuração eletrônica do vanádio?     
a) 1.        b) 2.        c) 3.         d) 4.        e) 5.

78. Na configuração eletrônica de um elemento químico há dois elétrons no subnível “3d”. O número atômico desse elemento é:
a) 18.        b) 20.        c) 21.        d) 22.      e) 40.

79. O cloreto de sódio (NaCl) representa papel importante na fisiologia da pessoa, pois atua como gerador do ácido clorídrico no estômago. Com relação ao elemento químico cloro (Z = 17), o número de elétrons no subnível “p” é:
a)    8.      b)    12.      c)    11.      d)    10.      e)    6.

80. Os átomos dos elementos X e Y apresentam, respectivamente, apenas 1 elétron nos subníveis 3d e 4d, logo, podemos afirmar que seus números atômicos são:   
a)  19 e 39.      b)  21 e 39.      c)  19 e 42.      d)  21 e 42.      e)  11 e 26.

81.(UEL-PR) Um estudante apresentou a seguinte distribuição eletrônica para o átomo de bromo           (Z = 35):

                        1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9 4p6

     Houve incorreção no número de elétrons dos subníveis:
a) 3d e 4p.       b) 3d e 4s.       c) 4s e 4p.       d) 3d, somente       e) 4p, somente.
  
82. O titânio (Z = 22) é metal usado na fabricação de motores de avião e de pinos para próteses. Quantos elétrons há no último nível da configuração eletrônica desse metal?
a) 6.       b) 5.       c) 4.       d) 3.       e) 2.

83. A pedra imã natural é a magnetita (Fe3O4). O metal ferro pode ser representado por 26Fe56 e seu átomo apresenta a seguinte distribuição eletrônica por níveis:
a) 2, 8, 16.     b) 2, 8, 8, 8.      c) 2, 8, 10, 6.     d) 2, 8, 14, 2.     e) 2, 8, 18, 18, 10.

84. (PUCCAMP-SP) A corrosão de materiais de ferro envolve a transformação de átomos do metal em íons (ferroso ou férrico). Quantos elétrons há no terceiro nível energético do átomo neutro de ferro?
a) 2.        b) 6.        c) 14.        d) 16.        e) 18.

85. O átomo 3x + 2 A 7x tem 38 nêutrons. O número de elétrons existente na camada de valência desse átomo é:
a) 1.        b) 2.        c) 3.        d) 4.        e) 5.

86. Dos números atômicos que seguem, qual corresponde a um elemento químico com 5 elétrons de valência?
a) 5.        b) 13.        c) 25.        d) 33.        e) 40.

87. Sendo o subnível 4s1 (com um elétron) o mais energético de um átomo, podemos afirmar que:

I.                                                   O número total de elétrons desse átomo é igual a 19.
II.                                                 Esse átomo apresenta 4 camadas eletrônicas.
III.                                                Sua configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1.

a) Apenas a afirmação I é correta.          b) Apenas a afirmação II é correta.
c) Apenas a afirmação III é correta.        d) As afirmações I e II são corretas.
e) As afirmações II e III são corretas.

88. (CESGRANRIO) Alguns elementos apresentam, no estado fundamental e no seu nível mais energético, a configuração npx. Dentre os elementos abaixo, o que apresenta maior valor de “x” é:
a) Al (Z = 13).      b) F (Z = 9).      c) Si (Z = 14).      d) N (Z = 7).      e) Ne (Z = 10).

89. (UNISA-SP) A configuração eletrônica do elemento químico de número 21 é:
a) 2, 8, 9, 2.      b) 2, 8, 8, 3.      c) 2, 8, 10, 1.      d) 2, 18, 1.      e) 2, 8, 7, 4.

90. O ferro, número atômico 26, é um elemento muito abundante na crosta terrestre. Sobre ele são feitas as afirmações: (julgue.)

0
0
Possui 6 elétrons no subnível “3d”.
1
1
Possui 12 elétrons em subníveis “p”.
2
2
Apresenta elétrons distribuídos em 4 níveis de energia.
3
3
Possui apenas 2 elétrons na camada “M”.
4
4
O subnível “3d” é o mais energético.

91.(UEL-PR) Em quais níveis de energia o césio (Z = 55) no estado fundamental apresenta 18 elétrons?
 a) 2 e 3.        b) 2 e 4.        c) 2 e 5.        d) 3 e 4.        e) 3 e 5.

92. Considere as afirmações abaixo.
                                    I.      Em um subnível “d” há 7 orbitais.
                                 II.      Em um subnível “p” há 3 orbitais.
                                III.      Em um orbital “s” cabem dois elétrons.
                              IV.      Em um orbital “p” cabem 6 elétrons.

      Quanto a tais afirmações:
 a)  Apenas a II é correta.     b)  Apenas a I e a II são corretas.    c)  Apenas a II e a III são corretas.
d)  Apenas a II, a III e a IV são corretas.       e)  Todas são corretas.

93. A configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. O número de orbitais vazios remanescentes no nível principal “M” é:

a)      0.      b)      1.      c)      5.      d)      6.      e)      10.

94. (UFMT) Uma substância apresenta em sua estrutura um átomo cujo subnível mais energético é 5s1 de modo que:

I
O número total de elétrons desse átomo é igual a 37.
II
Este átomo apresenta 5 camadas eletrônicas.
III
Apresenta 2 elétrons desemparelhados.

      Pode-se afirmar que:

a) Apenas a afirmação I é correta.               b) Apenas a afirmação II é correta.    
c) Apenas a afirmação III é correta.             d) As afirmações I e II são corretas.
e) As afirmações II e III são corretas

95. Se um átomo neutro no estado fundamental tem distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p1, quantos orbitais vazios ainda restam no nível identificado pelo número quântico principal n = 2?
a) 1.        b) 2.        c) 3.        d) 4.        e) 5.
  
96. “Para um átomo neutro, a configuração eletrônica chamada ativada (ou excitada) possui elétrons em posições mais energéticas em relação à configuração fundamental”.
      Com relação ao texto acima, assinale a alternativa que possui uma configuração ativada:
 a) 1s2.      b) 1s22s1.      c) 1s22s2.      d) 1s22s22p3.      e) 1s22s22p53s1.
  
97. O íon monoatômico A2– apresenta configuração eletrônica 3s23p6 para o nível mais externo. O número atômico do elemento A é igual a:
a) 8.        b) 10.        c) 14.        d) 16.        e) 18.

98. A química se interessa particularmente pelo estudo da eletrosfera atômica porque a distribuição eletrônica permite prever o comportamento químico dos átomos, já que são os elétrons que podem se movimentar entre eles ou fazer sua união. A distribuição eletrônica correta para o cátion bivalente do elemento químico magnésio (Z = 12) é:
a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2.      b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6.      c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5.      d) 1s2 2s2 2p6 3s2.
e) 1s2 2s2 2p6.
  
99. Considerando as partículas constituintes do íon Fe+ 3, pode-se afirmar que esse íon: Dado: Fe (Z = 26).
a) Apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5.
b) Tem um núcleo com 23 prótons.          c) Apresenta números iguais de prótons e elétrons.
d) Apresenta três níveis completamente preenchidos.           e) Tem um núcleo com 23 elétrons.
  
100. Com relação às duas configurações eletrônicas de um mesmo átomo (11Na):

I)                                                            1s2 2s2 2p6 3s1.
II)                                                          1s2 2s2 2p6 6s1.
      Identifique a alternativa falsa:

a) É necessário fornecer energia para passar de I para II.
b) A passagem de II para I emite radiação eletromagnética.
c) I representa configuração eletrônica de um átomo de sódio não excitado.
d) A energia necessária para retirar um elétron de II é menor que a de I.
e) I e II representam eletrosferas de elementos diferentes.

 101. No esquema a seguir temos duas configurações eletrônicas de um mesmo átomo neutro:
                                       I)  1s2 2s2                          II)  1s2 2s1 2p1
        Indique a alternativa correta:

a) I é uma configuração ativada.          b) II é uma configuração fundamental.
c) A passagem de I para II liberta energia na forma de ondas eletromagnéticas.
d) I é gás nobre.          e) A passagem de I para II absorve energia.

102. Beber refrigerante em excesso é um risco a saúde dos ossos. A ingestão de mais de quatro latas de 350 mL desta bebida por dia leva o organismo a perder cálcio e fósforo, elementos importantes para uma ossatura forte. No estudo desse assunto é fundamental o conhecimento da configuração eletrônica dos átomos de cálcio e fósforo e de seus íons. Indique a alternativa correta:       Dados: Ca (Z = 20 e A = 40); P (Z = 15 e A = 31)
a) O número de prótons do íon Ca2+ é 22.
b) O átomo neutro de fósforo é isoeletrônico do íon S– 1.
c) O fósforo apresenta número atômico 9.
d) O íon Ca2+ é formado pelo ganho de 2 elétrons a partir do átomo neutro.
e) O átomo de fósforo em seu estado fundamental apresenta três elétrons desemparelhados.

103. Para o elemento ferro (Z = 26) a alternativa verdadeira que indica o número de orbitais semipreenchidos é:
a) 4.        b) 3.        c) 2.        d) 5.        e) 6.

104. (UFRS) Considerando os orbitais 2p e 3p de um mesmo átomo, podemos afirmar que os mesmos possuem:
a) Igual energia.          b) Mesma simetria.          c) Iguais diâmetros.
d) Mesma capacidade de ligação.          e) Mesmos números quânticos.

105. O último elétron distribuído na configuração eletrônica de um átomo neutro, no estado fundamental, possui o seguinte conjunto de números quânticos: 4, 1, +1  e  +1/2. Sabendo-se que esse átomo possui número de massa igual a 84 e que, por convenção, o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a  –1/2, o número de nêutrons existentes no núcleo desse átomo é:
a) 48.        b) 84.        c) 36.        d) 45.        e) 33.

106. Considerando a configuração eletrônica do oxigênio (Z = 8), no seu estado fundamental, podemos afirmar que os números quânticos principal, secundário, magnético e spin do último elétron da camada de valência desse átomo são, respectivamente:
a) 1, 0, 0,  – 1/2     b) 1, 1, +1, +1/2     c) 1, 0, 0, +1/2     d) 2, 1,  – 1, – 1/2     e) 2, 1,  – 1, +1/2.

107. (UDESC) Considere a configuração eletrônica do neônio a seguir 1s2 2s2 2p6. Os números quânticos principal, secundário, magnético e spin, do elétron mais energético são, respectivamente:
 a) 2, 1, – 1, + 1/2     b) 2, 1, + 1, + 1/2     c) 1, 0 , 0,– 1/2     d) 1, 1 +1, + 1/2     e) 1, 0, 0, +1/2.

108. O subnível mais energético do átomo de um elemento apresenta os seguintes números quânticos principal, secundário e magnético, respectivamente 3, 2 e 0. O número atômico deste elemento é, no máximo, igual a:
a) 24.       b) 25.       c) 26.        d) 27.        e) 28.

109. Qual o número de elétrons na eletrosfera de um determinado átomo que tem os seguintes números quânticos para o seu último elétron?
v      Principal = 3.
v      Secundário = 1.
v      Magnético = 0.
a) 10.        b) 12.        c) 14.        d) 16.        e) 18.