- Você sabia que...
... o ponto mais alto da superfície terrestre é o monte Everest, no Nepal, com 8 850m acima do nível do mar?
... o ponto mais baixo é a fossa das Marianas, com 11 033m abaixo do nível do mar?
A altitude do ponto mais alto, menos a altitude do ponto mais baixo, nos dá a diferença entre eles, ou seja, a sua distância.
Determine a distância entre esses dois pontos geográficos, escrevendo a sentença matemática que representa essa situação.
- Um termômetro marcava – 4 graus pela manhã, mas durante a tarde, a temperatura aumentou para 6 graus. Qual foi a variação?
- Gustavo tinha um saldo de 800 reais. Fez três retiradas de 250 reais cada, depositou 220 reais e, por fim, retirou 450 reais. Quanto passou a ser seu saldo?
- No ano se 1995, uma loja lucrou 3800 reais em outubro, teve prejuízo de 6500 reais em novembro, e lucrou 5200 reais em dezembro. Considerando-se os três meses juntos, essa loja teve lucro ou prejuízo? De quanto?
- Para cobrir um saldo negativo de R$ 525,00 em sua conta bancária, João fez um depósito de R$ 850,00. Qual é o saldo atual de João?
- A turma está jogando. Rosa tem uma pontuação de – 7, José tem + 6, Rui tem o oposto de Rosa, e Jane tem o oposto de José. Escreva o nome dos jogadores, na ordem da maior para a menor pontuação.
- A turma está animada, jogando no tabuleiro. A tabela mostra os pontos ganhos e os pontos perdidos dos cinco participantes.
JOGADOR | PONTOS GANHOS | PONTOS PERDIDOS |
Vera | 10 | 16 |
Márcia | 19 | 7 |
Cláudia | 0 | 6 |
Pedro | 3 | 15 |
Jorge | 15 | 18 |
- Que jogador fez mais pontos no total? Quantos?
- Que jogador fez menos pontos no total? Quantos?
- No final do ano, a gráfica Letras & Letras fez um balanço de suas contas para saber se teve lucro ou prejuízo no ano. Os prejuízos podem ser considerados como lucros negativos. A tabela abaixo mostra esse balanço:
Lucro ( em milhares de reais) | ||
Produto | 1º semestre | 2º semestre |
Livros | 90 | - 35 |
Cadernos | - 7 | - 20 |
Agendas | - 8 | 8 |
Prospectos | 34 | - 50 |
- Determine o lucro total, em reais, que a gráfica teve com cada um desses produtos no ano.
- Você pode concluir que a gráfica teve lucro ou prejuízo nesse ano? De quantos reais?
- Que números faltam para o quadrado abaixo ser um quadrado mágico?
Um quadrado é mágico se a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é sempre a mesma.
-1 | ||
-6 | ||
1 | -4 |
- O que ocorre quando se multiplica um número inteiro por – 1 ?
- Determine:
- O dobro de – 3
- O triplo de + 6
- O quádruplo de – 30
- O quíntuplo de – 7
- Ao produto de – 30 e – 15, adicionamos – 70. Qual é a soma?
- Quais são os dois números inteiros que têm:
- Produtos 8 e soma 6 ?
- Produto – 24 e soma 2 ?
- Produto 28 e soma – 11 ?
- Com o auxílio de um computador, Toni multiplicou 3000 números inteiros não-nulos. Sabe-se que, desses números, 2967 eram positivos. Qual foi o sinal do produto? Justifique sua resposta.
- Charadas:
- O que é, o que é? Um número inteiro que, dividido por – 5, dá +10?
- O que é, o que é? Um número inteiro que, dividido por + 14, dá – 1?
- Que número é maior: A = (+80) : (- 20) ou B = (-60) : (-30) ?
- Qual é o número inteiro que, dividido por – 6, dá como quociente exato:
- 8?
- – 9
- 0
- Divida a soma de – 12 e – 36 pela diferença entre – 9 e – 5.
- Calcule o valor numérico da expressão 2.x + x : y – x.y, fazendo x = 21 e y = - 7.
- Calcule o valor das expressões:
- (- 8)3 + (-6)2 . (+6)1 =
- (16)1 + (-3)3 – (-2)4 =
Muiito bom
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