Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pais devem acompanhar navegação dos filhos para evitar riscos virtuais às crianças

Pais devem acompanhar navegação dos filhos
 para evitar riscos virtuais às crianças

A preocupação que é necessária a todas as famílias: o acompanhamento dos filhos  em suas navegações pela internet.
Alerta semelhante é feito pela ONG SaferNet, entidade sem fins lucrativos que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em direito, com o objetivo de defender e promover os direitos humanos na sociedade da informação no Brasil. A ONG conta com um site bem informativo, que combate com perseverança a pornografia infantil e outras iniciativas da pedofilia na internet brasileira. O espaço serve, inclusive, para denúncias a respeito do assunto, todas devidamente apuradas. Os casos podem ser acompanhados pelo denunciante em tempo real.
Quem entende do assunto tem opiniões diferentes com relação às melhores estratégias para cercar de cuidados os hábitos digitais da meninada. “Cada caso é um caso, mas diálogo é sempre essencial”, diz Rogéria Freire Figueiredo, psicóloga especializada em juventude. Da conversa franca e aberta, passando por programas que rastreiam os sites visitados e conversas virtuais, a horários rigorosos e restrições ao acesso a determinados conteúdos: saiba o que é possível fazer para reduzir os riscos de que uma das mais disputadas diversões  transforme o descanso em pesadelo. 
Segundo a especialista em psicopedagogia Cláudia Christ, com esta realidade ganha importância o papel dos pais no cuidado com os tipos de conteúdo acessados pelos jovens. "Antes mesmo de definir quais regras aplicar para evitar que os usuários mirins exagerem na quantidade de horas de navegação e acabem expostos aos riscos virtuais, é preciso responder uma questão essencial: você realmente sabe o que seu filho vê e faz na Internet?"
"Para evitar que o bem estar dos filhos seja ameaçado, muitos pais optam por instalar em suas máquinas os chamados filtros de acesso. A medida é válida, mas não pode e nem deve substituir o diálogo", aconselha a educadora. Segundo a especialista, as crianças e os adolescentes devem entender que no meio online, assim como nas ruas, existem diversas armadilhas à segurança.
Entre as dicas está a de manter o computador em uma área de circulação da casa, como a sala ou escritório, ao invés do quarto. "Além de evitar que seu filho passe horas isolado na frente do micro, isso permite que os pais se aproximem da criança com mais facilidade e compartilhem com ela informações sobre os tipos de sites e bate-papos acessados sem que isso seja entendido como invasão de privacidade", comenta Cláudia Christ.
Outra indicação da educadora é mostrar às crianças que a internet é apenas mais uma opção de lazer e educação entre várias — e não a principal ou a única. Na opinião da especialista, é essencial observar que a web não deve substituir opções de interação social no ambiente offline.
Exemplo dos pais
Negociar com a criança horários para atividades online é outro fator essencial. "As regras devem ser debatidas para que os dois lados, de pais e filhos, dêem sua opinião e estejam de acordo. Da mesma forma que o filho deve aprender a dosar a quantidade de horas a serem gastas em frente ao computador, os pais também devem se impor limites e policiar o próprio uso exagerado da internet em seu tempo livre", afirma Cláudia Christ.

A educadora cobra que os pais dêem o exemplo. "Da mesma forma que os pais esperam que seus filhos não escondam o que fazem no computador, a recíproca também é válida. Apresente para o seu filho sites interessantes e não deixe de responder quando questionado sobre o que está fazendo na web – seja uma atividade de trabalho, uma simples busca pelos filmes em cartaz nos cinemas ou uma pesquisa por preços mais baixos", diz.

Dicas de sites com jogos infantis e Educativos:
www.pequenoartista.com.br – além de uma série de passatempos, no site há onze personagens que ajudam a criançada identificar a arte que elas  mais gostam: fotografia, música, dança,poesia, pintura, etc. Acesso liberado.
www.guri.com/guri.htm - jogos, historias,animações divertidas e interatividade. Acesso liberado.
www.garagedigital.com.br/historinhas - 
tem um variado acervo literário, brincadeiras,desenhos,  postais, clube do historinhas, autores e ilustradores, inclusive infantis, entre outras coisas. Necessita de cadastro, mas e gratuito.

www.feijo.com/~flavia – traz historias antigas conhecidas por mães, avos, tias e outros adultos, mas que ainda hoje, instigam a imaginação infantil. Como esse site pode ser acessado por agentes sintetizadores vocais ou por leitores de tela, ele também propicia 
a inclusão de crianças portadoras de deficiência ou invalidez. Acesso liberado.
www.educfinanceira.com.br – sugere meios para introduzir a criançada de forma adequada no mundo da economia. Acesso liberado.
www.kadike.com.br/bau/index.htm - brincadeiras antigas e atividades que ajudam a compreender conceitos científicos. Acesso liberado
www.ojogos.com.br – jogos diversos que desenvolvem a coordenação motora, divididos por categoria (meninos, meninas, multijogadores, etc) e tipo (puzzle, tabuleiro, cartas, etc). Acesso liberado.
www.opapainoel.com.br – site que traz diversas atividades ligadas ao tema: jogos, desenho para colorir, musiquinhas e outras coisas que encantam a criançada. Acesso liberado.
www.tribodoguarana.net – historias educativas sobre a Amazônia, lendas regionais, receitinhas, jogos e ditados populares, apresentados por uma turminha
bem simpática de indiozinhos. Acesso liberado.
www.duende.com.br – apesar da para carregar, ele traz jogos, sons, musicas, curiosidades sobre a natureza, historias, poeminhas e muitos mais! Acesso
liberado.
www.divertudo.com.br – passatempos para imprimir, jogos virtuais, historias, charadas, adivinhas, animações, dicas de leitura, ilusões e etc. Acesso liberado.
www.peques.com.mx – site infantil em espanhol com contos, jogos, material para desenho, artesanato, culinária, curso de inglês, etc. Acesso liberado.
www.desenhoparacolorir.org – personagens de desenhos animados para imprimir e colorir. Acesso liberado.
www.br.geocities.com/tiacuquinha/index2.html – informações dicas, diversão, cultura, musica, culinária e muito mais para entreter os pequenos. Acesso liberado.
www.opoderdasemoçoes.com.br – site que frisa que, toda criança tem direito de sentir suas emoções, ser amada e respeitada, mas que também traz downloads de jogos, atividades infantis. Necessita de cadastro, mas e gratuito.
WWW.smartkids.com.br -  passatempos para imprimir, jogos virtuais, historias, charadas, adivinhas, animações, dicas de leitura, ilusões e etc. Acesso liberado.
WWW.iguinho.com.br - site que traz diversas atividades ligadas ao tema: jogos,
desenho para colorir, musiquinhas e outras coisas que encantam a criançada. Acesso 
liberado.

Software educativos: - Coelho Sabido – Divertire
         - Tabuada – Positivo
         - Sebran – baixar no site WWW.baixaki.com.br
         - Tux Of Math Command (Full Screen)  e Tux Typing -  baixar no site WWW.baixaki.com.br
          - Scratch – baixar no site www.baixaki.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário