Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cardápio de Outubro/2011 - Integral

Atividade de Informática 3º ano A/B - Dia da Primavera

Comunicado aos Pais ou responsáveis - Semana da Criança Infantil ao 1º ano

Comunicado Rematricula 2012

Comunicado

Srs. Pais ou Responsáveis,
Enviaremos no início de setembro a pasta de rematrícula para 2012 com os valores para todas as turmas, assim como os valores com desconto de 20% para setembro e outubro e 10% para novembro da 1ª mensalidade (rematrícula).
O mês de setembro será reservado exclusivamente para rematrículas (alunos nossos parceiros).
Lembramos que as rematrículas só serão efetuadas se as mensalidades de 2011 estiverem em dia.
A partir de 1º de outubro as rematrículas continuarão e serão liberadas as novas matrículas.
Lembramos que as vagas são limitadas e estarão garantidas com a efetivação da mesma.
Atenciosamente
A Direção!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Comunicado passeio Pré escola ao 2º ano Fundamental I - Cidade do Livro



Comunicado passeio 3º ao 5º ano Fundamental I - Cidade do Livro


Pais devem acompanhar navegação dos filhos para evitar riscos virtuais às crianças

Pais devem acompanhar navegação dos filhos
 para evitar riscos virtuais às crianças

A preocupação que é necessária a todas as famílias: o acompanhamento dos filhos  em suas navegações pela internet.
Alerta semelhante é feito pela ONG SaferNet, entidade sem fins lucrativos que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em direito, com o objetivo de defender e promover os direitos humanos na sociedade da informação no Brasil. A ONG conta com um site bem informativo, que combate com perseverança a pornografia infantil e outras iniciativas da pedofilia na internet brasileira. O espaço serve, inclusive, para denúncias a respeito do assunto, todas devidamente apuradas. Os casos podem ser acompanhados pelo denunciante em tempo real.
Quem entende do assunto tem opiniões diferentes com relação às melhores estratégias para cercar de cuidados os hábitos digitais da meninada. “Cada caso é um caso, mas diálogo é sempre essencial”, diz Rogéria Freire Figueiredo, psicóloga especializada em juventude. Da conversa franca e aberta, passando por programas que rastreiam os sites visitados e conversas virtuais, a horários rigorosos e restrições ao acesso a determinados conteúdos: saiba o que é possível fazer para reduzir os riscos de que uma das mais disputadas diversões  transforme o descanso em pesadelo. 
Segundo a especialista em psicopedagogia Cláudia Christ, com esta realidade ganha importância o papel dos pais no cuidado com os tipos de conteúdo acessados pelos jovens. "Antes mesmo de definir quais regras aplicar para evitar que os usuários mirins exagerem na quantidade de horas de navegação e acabem expostos aos riscos virtuais, é preciso responder uma questão essencial: você realmente sabe o que seu filho vê e faz na Internet?"
"Para evitar que o bem estar dos filhos seja ameaçado, muitos pais optam por instalar em suas máquinas os chamados filtros de acesso. A medida é válida, mas não pode e nem deve substituir o diálogo", aconselha a educadora. Segundo a especialista, as crianças e os adolescentes devem entender que no meio online, assim como nas ruas, existem diversas armadilhas à segurança.
Entre as dicas está a de manter o computador em uma área de circulação da casa, como a sala ou escritório, ao invés do quarto. "Além de evitar que seu filho passe horas isolado na frente do micro, isso permite que os pais se aproximem da criança com mais facilidade e compartilhem com ela informações sobre os tipos de sites e bate-papos acessados sem que isso seja entendido como invasão de privacidade", comenta Cláudia Christ.
Outra indicação da educadora é mostrar às crianças que a internet é apenas mais uma opção de lazer e educação entre várias — e não a principal ou a única. Na opinião da especialista, é essencial observar que a web não deve substituir opções de interação social no ambiente offline.
Exemplo dos pais
Negociar com a criança horários para atividades online é outro fator essencial. "As regras devem ser debatidas para que os dois lados, de pais e filhos, dêem sua opinião e estejam de acordo. Da mesma forma que o filho deve aprender a dosar a quantidade de horas a serem gastas em frente ao computador, os pais também devem se impor limites e policiar o próprio uso exagerado da internet em seu tempo livre", afirma Cláudia Christ.

A educadora cobra que os pais dêem o exemplo. "Da mesma forma que os pais esperam que seus filhos não escondam o que fazem no computador, a recíproca também é válida. Apresente para o seu filho sites interessantes e não deixe de responder quando questionado sobre o que está fazendo na web – seja uma atividade de trabalho, uma simples busca pelos filmes em cartaz nos cinemas ou uma pesquisa por preços mais baixos", diz.

Dicas de sites com jogos infantis e Educativos:
www.pequenoartista.com.br – além de uma série de passatempos, no site há onze personagens que ajudam a criançada identificar a arte que elas  mais gostam: fotografia, música, dança,poesia, pintura, etc. Acesso liberado.
www.guri.com/guri.htm - jogos, historias,animações divertidas e interatividade. Acesso liberado.
www.garagedigital.com.br/historinhas - 
tem um variado acervo literário, brincadeiras,desenhos,  postais, clube do historinhas, autores e ilustradores, inclusive infantis, entre outras coisas. Necessita de cadastro, mas e gratuito.

www.feijo.com/~flavia – traz historias antigas conhecidas por mães, avos, tias e outros adultos, mas que ainda hoje, instigam a imaginação infantil. Como esse site pode ser acessado por agentes sintetizadores vocais ou por leitores de tela, ele também propicia 
a inclusão de crianças portadoras de deficiência ou invalidez. Acesso liberado.
www.educfinanceira.com.br – sugere meios para introduzir a criançada de forma adequada no mundo da economia. Acesso liberado.
www.kadike.com.br/bau/index.htm - brincadeiras antigas e atividades que ajudam a compreender conceitos científicos. Acesso liberado
www.ojogos.com.br – jogos diversos que desenvolvem a coordenação motora, divididos por categoria (meninos, meninas, multijogadores, etc) e tipo (puzzle, tabuleiro, cartas, etc). Acesso liberado.
www.opapainoel.com.br – site que traz diversas atividades ligadas ao tema: jogos, desenho para colorir, musiquinhas e outras coisas que encantam a criançada. Acesso liberado.
www.tribodoguarana.net – historias educativas sobre a Amazônia, lendas regionais, receitinhas, jogos e ditados populares, apresentados por uma turminha
bem simpática de indiozinhos. Acesso liberado.
www.duende.com.br – apesar da para carregar, ele traz jogos, sons, musicas, curiosidades sobre a natureza, historias, poeminhas e muitos mais! Acesso
liberado.
www.divertudo.com.br – passatempos para imprimir, jogos virtuais, historias, charadas, adivinhas, animações, dicas de leitura, ilusões e etc. Acesso liberado.
www.peques.com.mx – site infantil em espanhol com contos, jogos, material para desenho, artesanato, culinária, curso de inglês, etc. Acesso liberado.
www.desenhoparacolorir.org – personagens de desenhos animados para imprimir e colorir. Acesso liberado.
www.br.geocities.com/tiacuquinha/index2.html – informações dicas, diversão, cultura, musica, culinária e muito mais para entreter os pequenos. Acesso liberado.
www.opoderdasemoçoes.com.br – site que frisa que, toda criança tem direito de sentir suas emoções, ser amada e respeitada, mas que também traz downloads de jogos, atividades infantis. Necessita de cadastro, mas e gratuito.
WWW.smartkids.com.br -  passatempos para imprimir, jogos virtuais, historias, charadas, adivinhas, animações, dicas de leitura, ilusões e etc. Acesso liberado.
WWW.iguinho.com.br - site que traz diversas atividades ligadas ao tema: jogos,
desenho para colorir, musiquinhas e outras coisas que encantam a criançada. Acesso 
liberado.

Software educativos: - Coelho Sabido – Divertire
         - Tabuada – Positivo
         - Sebran – baixar no site WWW.baixaki.com.br
         - Tux Of Math Command (Full Screen)  e Tux Typing -  baixar no site WWW.baixaki.com.br
          - Scratch – baixar no site www.baixaki.com.br

Atividade de Informática - 2º ano A/B Primavera

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - ATIVIDADE DE FÍSICA – ONDULATÓRIA III – REFRAÇÃO DE ONDAS

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - ATIVIDADE DE FÍSICA – ONDULATÓRIA II - POTÊNCIA E INTENCIDADE DE ONDA

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2011
Prof. Marcelo Franco Moura

ATIVIDADE DE FÍSICA – ONDULATÓRIA II - POTÊNCIA E INTENCIDADE DE ONDA
Atividade entregue em 06 / 09 / 2011

1)    A Rádio Progresso de São Carlos com sua estação de freqüência modulada, opera em 104,7 MHz com potência de 10 kW em seus transmissores. Quanto vale o comprimento de onda das ondas irradiadas?

2)    A potência constante de uma fonte sonora puntiforme é 12 W, e o som se propaga uniformemente, a partir dela, em todas as direções. Determine a intensidade desse som a:

a) 50 cm da fonte;                     b) 100 m da fonte.

3)    O menor intervalo de tempo para que o célebro humano consiga distinguir dois sons que chegam ao ouvido é, em média, 100 ms. Este fenômeno é chamado de persistência auditiva. Qual a menor distância a que podemos ficar de um obstáculo para ouvir o eco de nossa voz?
Dado: velocidade do som no ar = 330 m/s.

4)    Na apresentação de um conjunto de rock, mediu-se a intensidade sonora de 10-1 W/m² a 30 m de distância da fonte. Admitindo que a fonte sonora seja pontual e o som propague uniformemente em todas as direções, determine a potência da fonte.
Usar p = 3,14

5)    Para que uma pessoa sem problemas auditivos consiga ouvir um som, ele precisa ter uma intensidade de, no mínimo, 10-12 W/m². Considere um violino que gera cerca de 50 mW e suponha que o som, ao se propagar pela atmosfera, não sofra dissipação de energia. Determine a máxima distância possível de um observador para que ele ainda possa ouvir os sons desse violino. Admita que esses sons se propagam esfericamente.
Usar p = 3,14

6)    A menor intensidade sonora que uma pessoa de audição normal pode perceber é de 10-16 W/cm² e a máxima que ela suporta é de 10-4 W/cm², quando já começa a sentir dor. Uma fonte sonora de pequenas dimensões emite som que um bom ouvinte percebe até uma distância de, no máximo, 100 km. Determine, desprezando dissipações na propagação e considerando p = 3:

a)    a potência sonora da fonte;
b)    a distância da pessoa à fonte, quando ela começa a sentir dor.

7)    A luz proveniente de uma lâmpada tem intensidade I0 e amplitude de onda a0, a uma distância de 5,0 da lâmpada. Qual a intensidade da luz e a amplitude da onda a 10 m da lâmpada? Suponha que o meio é homogêneo e não há percas de energia.

8)    Em que ponto da reta, que passa por duas lâmpadas de 100 W e 25 W colocadas a 3,0 m de distância uma da outra, deve ser colocado um anteparo para que seja igualmente iluminado por elas?




9)    Quando uma pessoa fala, o que de fato ouvimos é o som resultante da superposição de vários sons de freqüências diferentes. Porém, a freqüência do som percebido é igual à do som de menor freqüência emitido. Em 1984, uma pesquisa realizada com uma população de 90 pessoas, na cidade de São Paulo, apresentou os seguintes valores médios para as freqüências mais baixas da voz falada: 100 Hz para homens, 200 Hz para mulheres e 240 Hz para crianças. (TAFNER, Malcon Anderson. Reconhecimento de palavras faladas isoladas usando redes neurais artificiais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.)
Segundo a teoria ondulatória, a intensidade I de uma onda mecânica se propagando num meio elástico é diretamente proporcional ao quadrado de sua freqüência para uma mesma amplitude. Determine a razão lF / IM entre a intensidade da voz feminina e a intensidade da voz masculina.

10) O ouvido humano não é capaz de distinguir dois sons consecuti­vos separados por um tempo menor que 0,1 s. Adotando o valor de 340 m/s para a velocidade do som no ar, a distância mínima de uma pessoa a uma parede para que ela ouça o eco do espalmar de suas mãos é, em metros:

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - ATIVIDADE DE FÍSICA – GASES PERFEITOS

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2011 - ATIVIDADE DE FÍSICA – ONDULATÓRIA III – REFLEXÃO DE ONDAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - ATIVIDADE DE FÍSICA – DINÂMICA – VI – COMPONENTES DA FORÇA RESULTANTE - II

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO -ATIVIDADE DE FÍSICA – DINÂMICA – III – FORÇA DE ATRITO II

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2011- ATIVIDADE DE FÍSICA – DINÂMICA - I

9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – 3º BIM - 2011 - ATIVIDADE DE FÍSICA – ELETROMAGNETISMO - MECÂNICA

ATIVIDADE DE FÍSICA – DINÂMICA – II – FORÇA DE ATRITO - 1º Ensino Médio

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2011
Prof. Marcelo Franco Moura

ATIVIDADE DE FÍSICA – DINÂMICA – II – FORÇA DE ATRITO
Atividade entregue em 06 / 09 / 2011

1)    Para colocar um bloco de peso 100 N na iminência de movimento sobre uma mesa horizontal, é necessário aplicar sobre ele uma força, paralela à mesa, de intensidade 20 N. Qual o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa?


2)    Na situação esquematizada na figura, um homem de massa 70 kg está deitado sobre uma mesa horizontal para submeter-se a uma terapia por tração.
O fio e a polia são ideais e o coeficiente de atrito estático entre o corpo do homem e a mesa vale 0,40. Se o homem está na iminência de deslizar sobre a mesa, qual o valor da massa M?


3)    Uma caixa de peso 10 kgf acha-se em repouso sobre uma mesa horizontal. Calcule a intensidade da força de atrito exercida sobre a caixa quando ela é empurrada por uma força horizontal de 2,0 kgf. O coeficiente de atrito estático entre a caixa e a mesa vale 0,30.


4)    Sobre um piso horizontal, repousa uma caixa de massa 2,0.10² kg. Um homem a empurra, aplicando-lhe uma força paralela ao piso, conforme sugere o esquema ao lado.
O coeficiente de atrito estático entre a caixa e o piso é 0,10 e, no local, g = 10 m/s². Determine:
a)    a intensidade da força com que o homem deve empurrar a caixa para colocá-la na iminência de movimento;
b)    a intensidade da força de atrito que se exerce sobre a caixa quando o homem a empurra com 50 N.

5)    Na figura, um homem está empurrando um fogão de massa 40 kg, aplicando sobre ele uma força , paralela ao solo plano e horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o fogão e o solo é igual a 0,75 e, no local, adota-se g = 10 m/s².


Supondo que o fogão está na iminência de escorregar, calcule:
a)    a intensidade de ;
b)    a intensidade da força  de contato que o fogão recebe do solo.

6)    Dois móveis, M e N, ligados por uma corda de peso desprezível, deslocam-se sobre um plano, sob a ação de uma força de 15 newtons, aplicada na direção do deslocamento. Não há atrito entre M e o plano, porém o coeficiente de atrito de escorregamento entre o corpo N e o plano vale 0,2. As massas de M e N são, respectivamente, de 1,0 kg e 3,0 kg. Adote g = 10 m/s².
Determine a aceleração do sistema, em m/s².

7)    Um carro se encontra em um plano horizontal a 72 km/h quando o motorista freia bruscamente travando as quatro rodas.
O coeficiente de atrito entre os pneus e o chão vale 0,50, a aceleração da gravidade tem módulo de 10 m/s² e despreza-se a força de resistência do ar.
Calcule:
a)    o intervalo de tempo desde o início da freada até a imobilização do carro;
b)    a distância percorrida pelo carro durante a freada.

8)    Na situação da figura, o bloco B e o prato P pesam, respectivamente, 80,0 N e 1,0 N. O coeficiente de atrito estático entre B e o plano horizontal de apoio vale 0,10 e desprezam-se os pesos dos fios e o atrito no eixo da polia. No local, |g| = 10 m/s².
Dispõe-se de 20 blocos iguais, de 100 g de massa cada um, que podem ser colocados sobre o prato P.

a)    Colocando-se dois blocos sobre P, qual a intensidade da força de atrito exercida em B?
b)    Qual o número de blocos que deve ser colocado sobre P, para que B fique na iminência de se movimentar?

9)    Uma caixa vazia, pesando 20 N, é colocada sobre uma superfície horizontal. Ao atuar sobre ela uma força também horizontal, ela começa a se movimentar quando a intensidade da força supera 5,0 N; cheia de água, isso acontece quando a intensidade da força supera 30 N. Qual a massa de água contida na caixa? (Admita g = 10 m/s².)


10) Na figura, representa-se um caminhão inicialmente em repouso sobre uma pista plana e horizontal. Na sua carroceria, apóia-se um bloco de massa M.
Sendo m o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria e g o valor da aceleração da gravidade local, determine a máxima intensidade da aceleração que o caminhão pode adquirir sem que o bloco escorregue.

11) Um caminhão transporta um bloco de ferro de 3000 kg, trafegando horizontalmente e em linha reta, com velocidade constante. O motorista vê o sinal (semáforo) ficar vermelho e aciona os freios, aplicando uma desaceleração de 3,0 m/s². O bloco não escorrega. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria é 0,40. Adote g = 10 m/s². Qual é a máxima desaceleração que o caminhão pode ter para o bloco não escorregar?


12) Um homem comprime uma caixa contra uma parede vertical, aplicando-lhe com o dedo uma força de intensidade F perpendicular à parede, conforme representa a figura.
Sendo m a massa da caixa e g a intensidade da aceleração da gravidade e desprezando o atrito entre o dedo e a caixa, responda: qual é o menor coeficiente de atrito estático entre a caixa e a parede que impede o seu escorregamento?

13) Na figura, uma caixa de peso igual a 30 kgf é mantida em equilíbrio, na iminência de deslizar, comprimida contra uma parede vertical por uma força horizontal .
Sabendo que o coeficiente de atrito estático entre a caixa e a parede é igual a 0,75, determine, em kgf:

a)    a intensidade de ;
b)    a intensidade da força de contato que a parede aplica na caixa.

Observação: Quilograma-força (kgf) é uma unidade de força, usada na medição da intensidade de pesos e é definida pela intensidade do peso de um corpo de 1 quilograma de massa, situado em um local onde a gravidade vale, aproximadamente, 9,8 m/s². Assim 1 kgf @ 9,8 N.

14)
Em um plano horizontal sem atrito temos dois blocos A e B encostado um no outro, sob ação de uma força horizontal constante , aplicada em A, conforme mostra a figura.
O bloco B não está vinculado ao plano de apoio.
Os blocos A e B têm massas respectivamente iguais a m e M, o coeficiente de atrito estático entre os blocos vale m; a aceleração da gravidade tem módulo igual a g e despreza-se o efeito do ar.
Para que A não escorregue em relação a B, determine o mínimo valor possível para a intensidade de .

15) Na figura representamos um carrinho A e um bloco B, que está apenas encostado na parede vertical do carrinho.

O coeficiente de atrito estático entre o carrinho A e o bloco B vale 0,50 e adota-se g = 10 m/s². A massa de A vale 4,0 kg, a de B vale 1,0 kg e não há atrito entre o carrinho A e o chão.

a)    Qual o mínimo valor da aceleração do carrinho A para que o bloco B não escorregue?
b)    Qual a intensidade da força horizontal  aplicada no carrinho A nas condições do item (a)?