Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Comunicado aos país ou responsáveis pelos alunos do integral




São Paulo, 01 de agosto de 2011.
Srs. Pais ou responsáveis,

Com a finalidade pedagógica de complementar e enriquecer os estudos propostos trabalharemos com os alunos do integral atividades de grande importância no 2º semestre de 2011.
Pedimos a colaboração dos pais neste novo projeto e abaixo consta o planejamento semanal que pode sofrer alterações nos horários dependendo da programação dos eventos da escola ou conforme as necessidades observadas pela professora no grupo. Esse trabalho terá a finalidade de introduzir algumas necessidades que foram observadas no primeiro semestre e a intenção é que todos os itens sejam trabalhados de forma satisfatória com o objetivo de:

ATIVIDADES/OFICINAS
OBJETIVOS


Música
Desenvolver a criatividade, a imaginação, a sensibilidade, a concentração e a integração dos alunos.
Ginástica Historiada
Desenvolver a coordenação motora, a atenção e o trabalho corporal de maneira lúdica na escola.


Informática

Capoeira

Artes

Hora da Notícia
(jornal/revistas)
Desenvolver o hábito da leitura;
Discutir as condições da realidade brasileira e mundial com os alunos;
Confecção de jogos e brinquedos com materiais reutilizáveis

Desenvolver a educação ambiental buscando caminhos para a solução do lixo produzido pelo consumo humano;
Desenvolver a responsabilidade social e atos de cidadania na criança;
Desenvolver a cooperação, imaginação e criatividade;
Tecnologia
Trabalhar com a criança a importância do uso consciente das tecnologias;
Proporcionar um momento de estudo utilizando recursos da atualidade que os incentivem na aprendizagem;
Utilizar o recurso tecnológico como uma ferramenta possível na aprendizagem.
Cine Pipoca
Proporcionar a criança um momento favorecedor para a aprendizagem através de filmes e discussão de acordo com situações já estudadas;


Projeto Folclore para o mês de agosto.

Hora da leitura
Desenvolver o hábito da leitura;
Introduzir histórias da cultura popular brasileira no cotidiano da criança;
Dobradura
Estimular a criatividade e a capacidade motora.
Conhecer os personagens do folclore e trabalhar cada personalidade associando à realidade das crianças;
Dança
Trabalhar a coordenação motora e a consciência corporal;
Manifestar as emoções através de movimentos corporais;
Introduzir o folclore brasileiro através da dança;
Conhecer os diversos ritmos que fazem parte do folclore;
Brincadeiras
Potencializar as brincadeiras de roda introduzindo-as na realidade da criança;
Trabalhar a socialização e compreensão das regras.
Desenvolver a imaginação e a criatividade para resolver conflitos;

Teatro
Introduzir a dramatização e a expressão corporal na escola.
Culinária
Desenvolver a percepção e sensação do paladar;
Trabalhar as noções alimentares e degustativas;
Introduzir a culinária na vida da criança de diversas culturas e regiões do Brasil;
Trabalhar as combinações dos alimentos e noções de quantidade;
Favorecer o trabalho em equipe e a integração social;
Compartilhar os conhecimentos que já possuem e disponibilizá-las ao grupo;
LIÇÃO DE CASA
É função do(s):
Professora do Integral
Acompanhar e incentivar os alunos nos deveres de casa, proporcionando através de questionamentos a reflexão e o senso crítico do aluno em relação às disciplinas.
Pais ou responsáveis
Responsabilizar-se pela supervisão das apostilas e caderno de tarefas (diariamente), acompanhamento da iniciação, processo e conclusão dos trabalhos bimestrais. Essa atitude se torna um dever dos pais e um direito da criança. Só dessa forma os pais entrarão em contato com o processo de escolarização dos filhos.
Ligar ou escrever recados na agenda imediatamente caso houver algum desconforto em relação às observações das crianças ou processo pedagógico e comportamental.
Professor Titular
As correções de tarefas, trabalhos bimestrais e exercícios extras serão de responsabilidade do professor titular.
Fazer um resumo e questões antes das provas para serem trabalhados pela professora do integral.


Obs. Esses objetivos serão desenvolvidos ao longo do processo de escolarização das crianças, isto é, eles não serão concluídos e aprendidos no final de 2011. Portanto, esse projeto será uma construção entre alunos, professor, pais e coordenação. As crianças terão a oportunidade de aprender através de recursos lúdicos e, dessa forma, estaremos trabalhando também com a disciplina, regras e limites que serão impostos pelo professor.
Exemplo: O professor fará a interrupção de uma atividade que eles gostam muito para iniciar uma nova que eles não estavam muito dispostos a fazer.
                Essas intervenções da professora se tornam necessárias, uma vez que as crianças precisam aprender desde muito cedo a conviverem socialmente e a desenvolverem a responsabilidade social, e esse processo inicia na escola trabalhando as necessidades do grupo e não apenas do indivíduo.  Assim, elas se tornam mais autônomas e aprendem que para conquistarem o seu espaço é importante que elas visualizem o espaço de outras crianças também.  
A natureza fundamental dessa proposta é o sucesso das crianças na escola e a melhoria da qualidade da aprendizagem. O aluno terá a assistência em suas necessidades básicas e educacionais, porém isso não isenta o acompanhamento dos responsáveis nas atividades diárias da escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário