São Paulo, 01 de agosto de 2011.
Srs. Pais ou responsáveis,
Com a finalidade pedagógica de complementar e enriquecer os estudos propostos trabalharemos com os alunos do integral atividades de grande importância no 2º semestre de 2011.
Pedimos a colaboração dos pais neste novo projeto e abaixo consta o planejamento semanal que pode sofrer alterações nos horários dependendo da programação dos eventos da escola ou conforme as necessidades observadas pela professora no grupo. Esse trabalho terá a finalidade de introduzir algumas necessidades que foram observadas no primeiro semestre e a intenção é que todos os itens sejam trabalhados de forma satisfatória com o objetivo de:
ATIVIDADES/OFICINAS | OBJETIVOS |
| |
Música | Desenvolver a criatividade, a imaginação, a sensibilidade, a concentração e a integração dos alunos. |
Ginástica Historiada | Desenvolver a coordenação motora, a atenção e o trabalho corporal de maneira lúdica na escola. |
Informática | |
Capoeira | |
Artes | |
Hora da Notícia (jornal/revistas) | Desenvolver o hábito da leitura; Discutir as condições da realidade brasileira e mundial com os alunos; |
Confecção de jogos e brinquedos com materiais reutilizáveis | Desenvolver a educação ambiental buscando caminhos para a solução do lixo produzido pelo consumo humano; Desenvolver a responsabilidade social e atos de cidadania na criança; Desenvolver a cooperação, imaginação e criatividade; |
Tecnologia | Trabalhar com a criança a importância do uso consciente das tecnologias; Proporcionar um momento de estudo utilizando recursos da atualidade que os incentivem na aprendizagem; Utilizar o recurso tecnológico como uma ferramenta possível na aprendizagem. |
Cine Pipoca | Proporcionar a criança um momento favorecedor para a aprendizagem através de filmes e discussão de acordo com situações já estudadas; |
Projeto Folclore para o mês de agosto. | |
Hora da leitura | Desenvolver o hábito da leitura; Introduzir histórias da cultura popular brasileira no cotidiano da criança; |
Dobradura | Estimular a criatividade e a capacidade motora. Conhecer os personagens do folclore e trabalhar cada personalidade associando à realidade das crianças; |
Dança | Trabalhar a coordenação motora e a consciência corporal; Manifestar as emoções através de movimentos corporais; Introduzir o folclore brasileiro através da dança; Conhecer os diversos ritmos que fazem parte do folclore; |
Brincadeiras | Potencializar as brincadeiras de roda introduzindo-as na realidade da criança; Trabalhar a socialização e compreensão das regras. Desenvolver a imaginação e a criatividade para resolver conflitos; |
Teatro | Introduzir a dramatização e a expressão corporal na escola. |
Culinária | Desenvolver a percepção e sensação do paladar; Trabalhar as noções alimentares e degustativas; Introduzir a culinária na vida da criança de diversas culturas e regiões do Brasil; Trabalhar as combinações dos alimentos e noções de quantidade; Favorecer o trabalho em equipe e a integração social; Compartilhar os conhecimentos que já possuem e disponibilizá-las ao grupo; |
LIÇÃO DE CASA | É função do(s): |
Professora do Integral | Acompanhar e incentivar os alunos nos deveres de casa, proporcionando através de questionamentos a reflexão e o senso crítico do aluno em relação às disciplinas. |
Pais ou responsáveis | Responsabilizar-se pela supervisão das apostilas e caderno de tarefas (diariamente), acompanhamento da iniciação, processo e conclusão dos trabalhos bimestrais. Essa atitude se torna um dever dos pais e um direito da criança. Só dessa forma os pais entrarão em contato com o processo de escolarização dos filhos. Ligar ou escrever recados na agenda imediatamente caso houver algum desconforto em relação às observações das crianças ou processo pedagógico e comportamental. |
Professor Titular | As correções de tarefas, trabalhos bimestrais e exercícios extras serão de responsabilidade do professor titular. Fazer um resumo e questões antes das provas para serem trabalhados pela professora do integral. |
Obs. Esses objetivos serão desenvolvidos ao longo do processo de escolarização das crianças, isto é, eles não serão concluídos e aprendidos no final de 2011. Portanto, esse projeto será uma construção entre alunos, professor, pais e coordenação. As crianças terão a oportunidade de aprender através de recursos lúdicos e, dessa forma, estaremos trabalhando também com a disciplina, regras e limites que serão impostos pelo professor.
Exemplo: O professor fará a interrupção de uma atividade que eles gostam muito para iniciar uma nova que eles não estavam muito dispostos a fazer.
Essas intervenções da professora se tornam necessárias, uma vez que as crianças precisam aprender desde muito cedo a conviverem socialmente e a desenvolverem a responsabilidade social, e esse processo inicia na escola trabalhando as necessidades do grupo e não apenas do indivíduo. Assim, elas se tornam mais autônomas e aprendem que para conquistarem o seu espaço é importante que elas visualizem o espaço de outras crianças também.
A natureza fundamental dessa proposta é o sucesso das crianças na escola e a melhoria da qualidade da aprendizagem. O aluno terá a assistência em suas necessidades básicas e educacionais, porém isso não isenta o acompanhamento dos responsáveis nas atividades diárias da escola.
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