Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Trabalho de Matemática - 6ºANO A - Profª TIEMI



Nome:......................................................................................... No. .......  Data ......../......./........

Trabalho de Matemática - 6ºANO A - Profª TIEMI


Tema:  Cesta básica de alimentos
        
Objetivo:

Representar um número decimal em fração decimal e torná-lo em fração irredutível. Pesquisa de mercado e operações com os números racionais.

Material:

Ø  Folheto de supermercado com produtos que tenham na cesta básica
Ø  Folha de cartolina
Ø  Lápis, borracha, caneta, tesoura e cola.

Critério de avaliação:

Ø  Apresentação do material
Ø  Pesquisa e lista de itens da cesta básica de alimentos
Ø  Representação das frações decimais e frações irredutíveis
Ø  Criatividade na confecção do folheto de supermercado

Procedimentos:

         O trabalho será realizado individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá pesquisar e listar os itens contidos em uma cesta básica e informar o preço total. Escolher 10 (dez) produtos no folheto de compras que estejam na sua lista e recortá-los (com o preço). Colar na página interna do novo encarte e representar o preço em fração decimal. Dos itens colados, escolher 5 (cinco) frações para transformá-los em frações irredutíveis. Ao final do trabalho, calcular o valor total dos itens colados.



Data de entrega: _______/_______/_______


Atividades extracurriculares



Srs. Pais/Responsável,

Estamos estudando a implantação de atividades extracurriculares visando aprimorar ou aperfeiçoar técnicas da cada modalidade.
Iniciaremos em setembro com dança para as meninas e futebol de salão para os meninos.
A experiência que acreditamos dará certo, será ampliada para outras modalidades, e para tanto seguem alguns esclarecimentos importantes:
. as aulas serão de segunda-feira com duração de 50 minutos em horário oposto ao que o aluno(a) estuda;
. o aluno(a) deverá estar uniformizado (uniforme da escola), caso contrário não fará a aula;
. a ideia é dividir os alunos interessados por faixa etária: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio;
. para início do curso, o responsável deverá comparecer à secretaria do Colégio para efetuar a matrícula, assinar o contrato e pagar a 1ª mensalidade no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), uma vez por semana. As matrículas iniciarão no dia 29/08/11.
. o não pagamento da mensalidades das atividades extracurriculares implicará na suspensão do aluno das mesmas.
. o aluno que estiver inadimplente no Colégio não poderá participar das atividades extracurriculares.
. as vagas serão limitadas. Após o preenchimento das mesmas, o aluno ficará na lista de espera.
. favor entregar preenchido o comunicado abaixo até o dia 24/08/2011
........................................................................................................................................................
Devolver preenchido até o dia 24/08/2011


CURSO EXTRACURRICULAR

EU, ........................................................................................................ responsável pelo aluno (a)
............................................................................................... do ..................    ano do período da (   )manhã/ (    ) tarde, desejo participar do curso extracurricular   (      ) FUTEBOL           (     ) DANÇA


___________________________________________
Ass. do Responsável

Data: ­­­____/08/2011
            

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CRONOGRAMA DOS TRABALHOS BIMESTRAIS – 3º BIM/2011 - 5º ANO A/B


TRABALHO DE CIÊNCIAS
      O trabalho de ciências deste bimestre consiste em construir uma célula. Utilize matérias diversas, massinhas, bolinhas, papéis coloridos, etc. use sua criatividade.  No dia da entrega cada aluno irá explicar cada parte que compõe sua célula. O trabalho deverá ser entregue no dia 05/09/2011 valendo dez, se entregue no dia 06/09/2011, valerá oito, após essas datas o valor será ZERO. Lembre-se, qualquer dúvida me procure que irei auxiliá-lo (a), porém, as dúvidas, só serão esclarecidas antes da data de entrega.

TRABALHO DE MATEMÁTICA
      O trabalho de matemática deste bimestre consiste em uma chamada oral da tabuada (2 ao 10). A chamada oral será feita no dia 06/09/2011.
TRABALHO DE INGLÊS
 Recorte e cole em folha de almaço (contendo capa com nome completo, série e título do trabalho) figuras que representem os adjetivos que você aprendeu e escreva-os embaixo delas.
O trabalho deverá ser entregue para a professora de Inglês somente no dia 12/09/11 valendo 10,0 (dez), dia 14/09/11 valerá 8,0 (oito) e após esta data valerá 0,0 (zero).
Bom trabalho!
Teacher Claudia
TRABALHO DE PORTUGUÊS
O trabalho de português deste bimestre consiste em montar uma propaganda. No trabalho deve conter: a imagem do produto para chamar a atenção do consumidor; um slogan (frase curta); um logotipo, isto é, a marca ou o desenho que se refere ao produto e um pequeno texto apontando as qualidades e as utilidades do produto. O trabalho deverá ser feito em cartolina. O mesmo será apresentado em sala de aula. Cada aluno irá expor e defender sua criação. O trabalho deverá ser entregue no dia 08/09/2011 valendo dez, se entregue no dia 09/09/2011, valerá oito, após essas datas o valor será ZERO.

TRABALHO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O trabalho de História e Geografia consiste em montar um cartaz sobre as regiões brasileiras. O mesmo será realizado em grupos e cada um ficará responsável por uma região. Cada grupo deverá pesquisar dentro de cada região os seguintes assuntos: população, economia, cultura, saúde, educação, clima, vegetação e curiosidades. Será realizado em sala de aula, dia 14/08/2011 sob a supervisão da professora.

CRONOGRAMA DOS TRABALHOS BIMESTRAIS – 3º BIM/11 – 4º ANO A/B


CRONOGRAMA DOS TRABALHOS BIMESTRAIS – 3º BIM/11 – 4º ANO A/B
                         
                                                                        TRABALHO DE MATEMÁTICA
      O trabalho de matemática deste bimestre consiste em uma chamada oral da tabuada (2 ao 10). A chamada oral será feita no dia 06/09/2011.

      TRABALHO DE INGLÊS
Recortar e colar em folha de almaço contendo capa (com nome completo, série e título do trabalho) faça um desenho da parte interna de sua casa (ou apartamento) e escreva o nome dos cômodos em inglês.
 O trabalho deverá ser entregue para a professora de Inglês somente em 12/09/11 valendo 10,0 (dez), dia 14/09/11 valerá 8,0 (oito) e após esta data valerá 0,0 (zero).
Bom trabalho!
Teacher Claudia
                                                                  TRABALHO DE CIÊNCIAS
      O trabalho de ciências deste bimestre consiste em construir um herbário. O roteiro de construção do herbário se encontra na página 26 da apostila. Depois que as folhas e flores estiverem secas, cole-as nas páginas 56 e 57 da apostila. O herbário deverá ter no mínimo 10 folhas e 5 flores.  O trabalho deverá ser entregue no dia 14/09/2009, valendo dez, se entregue no dia 15/09/2011, valerá oito, após essas datas o valor será ZERO. Lembre-se, qualquer dúvida me procure que irei auxiliá-lo (a), porém, as dúvidas, só serão esclarecidas antes da data de entrega.

     TRABALHO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O Trabalho de História e Geografia deste bimestre consiste em realizar uma pesquisa sobre os “Boias-frias”. No trabalho deve conter: Quem eram os boias-frias; Por que tinham esse nome; O que eles faziam; Como eles viviam; Quais as condições de trabalho; Quantas horas trabalham por dia; figuras e curiosidades. O trabalho deverá ser entregue no dia 13/08/2011, valendo dez, se entregue no dia 14/08/2011, valerá oito, após essas datas o valor será ZERO. O trabalho deverá ser feito em FOLHA DE ALMAÇO, com capa e bibliografia.

TRABALHO DE PORTUGUÊS
O trabalho de Português será referente ao livro paradidático: “A bicicleta voadora”. De acordo com a leitura feita, os alunos terão que elaborar em sala de aula uma redação. A mesma será realizada no dia 05/08/2011 sob a supervisão da professora.


LEMBREM-SE, QUALQUER DÚVIDA NOS PROCURE ANTES DAS DATAS DE ENTREGA DOS TRABALHOS,  PARA PODERMOS SANÁ-LAS E NÃO FALTEM NOS DIAS DE TRABALHOS REALIZADOS EM SALA.

Cronograma de Trabalhos – 3º Bimestre 3º Ano – 2011


INGLÊS – Recorte e cole em folha de almaço (contendo capa com nome completo, série e título do trabalho)  figuras de alimentos (Food/desserts/fruits) e monte um cardápio. Você poderá criar um nome para seu restaurante ou lanchonete. E também colocar os preços. O trabalho deverá ser entregue para a professora de Inglês somente no dia 12/09/10 valendo 10,0 (dez), dia 14/09/10  valerá 8,0 (oito) e após esta data valerá 0,0 (zero).

MATEMÁTICA – Será dado ao aluno um trabalho de Matemática com exercícios trabalhados no bimestre e alguns de reforço. Em caso de dúvidas é só consultar a apostila. É um trabalho importante e que vale nota! O trabalho vale 6,0 até o dia 19/09/2011 (segunda-feira), 4,0 no dia 20/09/2011 e após essa data não será aceito. Além do trabalho, o aluno fará chamadas orais das tabuadas estudadas e pedidas para os dias das provas. Cada chamada oral valerá 2,0 (dois pontos). Juntando com o trabalho totalizará 10,0 (dez pontos).     

HISTÓRIA/GEOGRAFIA – Maquete da sala de aula. Essa maquete será feita em grupo e durante as aulas.

CIÊNCIAS Nesse bimestre trabalharemos os vertebrados. Cada aluno deverá escolher um animal de cada grupo estudado (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) fazer um desenho dele e desenvolver um texto sobre o animal. Os desenhos e os textos deverão ser feitos nas folhas da apostila (p.57 a 62). A p.57 é a capa do trabalho onde o aluno colocará seu nome, ano, data, o nome do trabalho e poderá fazer desenhos ou colagens. Para desenvolver o texto o aluno poderá pesquisar em livros, enciclopédias, internet e entre outros. Procurem colocar informações importantes e interessantes sobre o bichinho escolhido, tais como: modo de nascimento, quanto tempo demora seu nascimento, tempo de vida, alimentação, curiosidades, etc. O aluno deverá entregar o trabalho até o dia 20/09/2011 (Terça-feira) valendo 10,00 e até o dia 21/09/2011 (Quarta-feira) valendo 8,00, após a última data não será aceito.

LÍNGUA PORTUGUESA – Cada aluno fará uma pesquisa sobre um mito do Folclore. O professor dará ao aluno uma folha com linhas e o aluno escreverá sobre o mito pesquisado. Não será necessário ser uma pesquisa extensa, apenas as principais características do mito. Além disso, o aluno deverá fazer uma escultura do mito com material do tipo: tecido, argila, massinha, papel machê, ou outros.  Lembrem-se de que o trabalho vale 10,0 até o dia 15/09/2011(Quinta-feira) e 8,0 até 16/09/2011(Sexta-feira), após essa data não será aceito.

MITO: _________________________________________________

OBS.: Procurem começar seus trabalhos com antecedência para que não acumule trabalhos no final do prazo e não prejudique sua nota. Sejam criativos e caprichosos! Os pais que tiverem dúvidas ou dificuldades, entrem em contato via agenda.
Bom trabalho!!!     Prof.ª Cristina

TRABALHOS DO 3º BIMESTRE 2º ANO


TRABALHOS DO 3º BIMESTRE 2º ANO
Ciências
O trabalho consiste em duas fases:
* Construir um álbum contendo cinco espécies de vegetais. A instrução para a construção do álbum está na página 15 da apostila de Ciências;
* Pesquisa de campo. Identificar uma árvore e preencher o formulário que se encontra nas páginas 77 e 78 da apostila de Ciências. Em caso de dúvida, há instruções na página 23 da mesma apostila. As duas fases do trabalho deverão ser entregues no dia 14/09/2011 valendo 10,0 (dez), dia 15/09/2011 valendo 8,0 (oito) e após esta data, valerá ZERO.
Inglês
Escreva os nomes das cores em inglês e depois cole uma figura que seja desta cor que você escreveu. (ex: red – colar uma maçã, yellow – colar um sol, etc...). Capriche! Não se esqueça de fazer uma capa com seu nome completo, série e título do trabalho. Deverá ser entregue em 12/09/11 valendo 10,0 (dez), dia 14/09/11 valerá 8,0 (oito) e após esta data valerá 0,0 (zero).                                                           Bom trabalho! Teacher Claudia
História / Geografia
Construir uma maquete da sala de aula com recicláveis. Em caso de dúvidas, há instruções nas páginas 35 e 36 da apostila de História e Geografia. O trabalho deverá ser entregue no dia 15/09/2011 valendo 10,0 (dez), dia 16/09/2011 valendo 8,0 (oito) e após esta data, valerá ZERO.
Matemática

Exercícios em folha avulsa com conteúdos estudados em sala de aula (adição, subtração e multiplicação). O trabalho deverá ser entregue no dia 12/09/2011 valendo 10,0 (dez), dia 13/09/2011 valendo 8,0 (oito) e após esta data, valerá ZERO.

Português


Exercícios em folha avulsa com conteúdos estudados em sala de aula (travessão, gramática e ortografia). O trabalho deverá ser entregue no dia 13/09/2011 valendo 10,0 (dez), dia 14/09/2011 valendo 8,0 (oito) e após esta data, valerá ZERO.


Observação: Os trabalhos deverão ser entregues nas datas estipuladas.

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA – FUNÇÕES INORGÂNICAS



1. O ácido que é classificado como oxiácido, diácido e é formado por átomos de três elementos químicos diferentes é:
a) H2S     b) H4P2O7     c) HCN     d) H2SO3     e) HNO3


2. Com base na tabela de graus de ionização apresentada a seguir, indique o ácido mais forte e o mais fraco.


3. Na ionização total de uma molécula de um ácido, obtêm-se íons, HPO32- e hidroxônio. Qual a fórmula molecular do ácido?

4. O ácido clórico é um ácido forte, utilizado como catalisador em reações e como agente oxidante. Soluções aquosas desse ácido podem causar grande irritação na pele e nas mucosas.
a) Represente a fórmula do ácido clórico.       b) Escreva a equação de ionização deste ácido.
c) Dê a classificação do ácido.

5. Os ácidos podem ser classificados quanto ao número de hidrogênios ionizáveis. O ácido hipofosforoso, H3PO2, utilizado na fabricação de medicamentos, apresenta fórmula estrutural ao lado. Quantos hidrogênios são ionizáveis no ácido hipofosforoso? Justifique sua resposta.



6. Explique os conceitos:
a) Nox     b) Ácido de Arrhenius      c) Ionização         d) dissociação iônica        e) grau de ionização.
7. Mostre a equação de dissociação das seguintes bases e ácidos:  A)LiOH     B)NaOH    C)KOH   D)NH4OH   E)Zn(OH)2    F)Al(OH)3   G)HCl   H)HF    I)HBr   J)H2SO4     K)H3PO4

8. Complete a tabela:
Nome do ânion
Fórmula do ânion
Fórmula do ácido
Nome do ácido
Fluoreto



Cloreto



clorato



Brometo



Iodeto



Sulfeto



Cianeto



Sulfato



Sulfito



Nitrato



nitrito



carbonato



Cromato



Dicromato



Permanganato



Ferricianeto



Ortofosfato




9. Dê a fórmula dos seguintes compostos ácidos:
A)ácido hipocloroso B)ácido bórico C)ácido clórico D)Ácido bromoso  E)ácido mangânico

10. Dê a fórmula das bases a partir dos seguintes cátions:  A)Na+1    B)Cs+1   C)Cu+1   D)Au+1    E)Mg+2   F)Ba+2    G)Pt+2    H)Bi+3    I)Pb+4

11. Encontre o cátion que produz as seguintes bases e dê o nome do cátion:  A)LiOH   B)NaOH   C)FrOH   D)NH4OH   E)Be(OH)2   F)Ni(OH)2   G)Co(OH)3    H)Sn(OH)4   I)Pb(OH)4

12. Nomeie as bases do exercício anterior.

13. Dê a fórmula das seguintes bases:
A)hidróxido de prata       B)hidróxido de zinco         C)hidróxido de cobre II          D)hidróxido férrico          E)hidróxido de bário       F)hidróxido niqueloso        G)hidróxido de estânico        H)hidróxido auroso                I)hidróxido de alumínio   J)hidróxido de potássio     K)hidróxido de amônio

14. Classifique os ácidos abaixo de acordo com os critérios:
Ácido
Nº H+
Presença de O
Força
HF



HCl



HBr



HI



H2S



HCN



H2SO4



H2SO3



HNO3



H2CO3



H2CrO4



H2Cr2O7



HMnO4



H3PO4




15. Classifique as bases do exercício 13 de acordo com o nº de OH, solubilidade e força:

16. Entre os ácidos abaixo, circule quais poderiam possibilitar um brilho muito intenso em uma
lâmpada de um determinado circuito elétrico?      HCl   HClO  HClO2  HClO3  HClO4  H2S  H2SO4  H2SO3   HNO3   HNO2  HBr  HCN  H3PO4  H2CO3

17. Entre as bases abaixo, circule quais poderiam possibilitar um brilho muito intenso em uma
lâmpada de um determinado circuito elétrico?      NaOH   AgOH   KOH   Fe(OH)3   Cu(OH)2   Al(OH)3

18.  Pesquise quais os ácidos presentes nesses produtos: A)água de bateria       B)água mineral com gás     C)ácido muriático

19. Sabor adstringente (uma das características das bases) é o que percebemos quando comemos banana verde (não madura). Que substância baixo teria sabor adstringente?   a)CH3COOH    b)NaCl    c)Al(OH)3    d)C12H22O11    e)H3PO4

20. No hidróxido de fórmula M(OH)2, o elemento M pode ser:   a)Mg  b)S  c)Na  d)Al  e)K

21. Para desentupir um cano de cozinha e para combater a acidez estomacal, necessita-se, respectivamente de uma base forte e solúvel e de uma base fraca e parcialmente solúvel.  As bases em questão podem ser:   a)Ba(OH)2 e Fe(OH)3        b)Al(OH)3 e NaOH        c)KOH e Ba(OH)2        d)Cu(OH)2 e Mg(OH)2        e)NaOH e Mg(OH)2

22.Defina o termo “óxidos” usado em química.

23. Os óxidos podem ser classificados de acordo com dois critérios distintos.
I – Tipo de ligação química                 II – Comportamento em água.
Explique estas duas classificações.

24. Forneça a fórmula dos óxidos abaixo e classifique os mesmos de acordo com o tipo de ligação:

a) óxido de cálcio
b) óxidos de lítio
c) óxido de magnésio
d) óxido de alumínio
e) monóxido de nitrogênio
f) pentóxido de difósforo
g) óxido de sódio
h) trióxido de enxofre
i) heptóxido de dicloro
j) monóxido de dinitrogênio
l) dióxido de carbono
m) trióxido de dinitrogênio
n) óxido plúmbico
o) óxido ferroso
p) oxido cúprico


25. Complete as equações abaixo e de nomes aos compostos químicos obtidos nas reações:
Atenção: Faça o devido balanceamento se necessário:   a) SO3   +   H2O      b) CaO   +   H2O   → c) MgO   +   H2      d) SO2   +   H2O      e) Li2O   +   H2O       f) P2O5   +   H2O  

26. De as fórmulas dos seguintes anidridos:   a) Anidrido fosfórico   b) Anidrido nítrico   c) Anidrido clórico   d) Anidrido cloroso   e) Anidrido perclórico   f) Anidrido hipocloroso

27. Monte as equações utilizando os reagentes abaixo: Forneça os nomes dos produtos obtidos.
a) óxido de lítio + ácido sulfúrico →                       b) anidrido carbônico + hidróxido de sódio →
c) trióxido de enxofre + hidróxido de bário →        d) óxido de cálcio + ácido clorídrico →
e) anidrido fosfórico + hidróxido ferroso →            f) hidróxido plúmbico + anidrido nítrico →
g) óxido de sódio + dióxido de carbono →             h) anidrido sulfúrico + óxido de cobre II→

28. Dê a fórmula dos seguintes peróxidos:   a) de hidrogênio   b) de sódio   c) de lítio   d) de cálcio.

29. Um peróxido pode sofrer reação de decomposição. Esta reação origina oxigênio (O2) e seu respectivo óxido. Exemplo: Peróxido de hidrogênio → oxigênio + óxido de hidrogênio
Para cada um dos peróxidos citados no exercício acima, monte as equações de decomposição.

30. Fogos de artifício são fabricados com diferentes compostos, entre os quais: KClO3, Ba(ClO3)2, KClO4, NH4ClO4, KNO3, Ba(NO3)2  e Sr(NO3)2.  Indique o nome de cada um dos compostos.

31. Escreva a fórmula dos seguintes compostos.
a)    sulfato de cromo III      b) nitrato de níquel II      c) sulfato de chumbo IV      d) Sulfeto ferroso