Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Circular 01/2011

CIRCULAR 01/2011
Educação Infantil / Ensino Fundamental/Ensino Médio
Para o bom desenvolvimento dos trabalhos escolares durante o ano letivo de 2011, levamos ao conhecimento do responsável pelo aluno, algumas informações, com a intenção de familiarizar as normas de funcionamento do Colégio.
I-                   Horário:
1.      Pedimos a colaboração do responsável a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.
2.      O responsável deverá deixar o aluno no portão de entrada, onde será recebido pelos profissionais encarregados da recepção de alunos.
3.      É permitida a entrada de até 15 minutos de antecedência do início da aula; portanto o aluno não deve chegar antes deste prazo, pois prejudica o bom andamento dos serviços do colégio. Logo o portão será aberto às 06h45min.
4.      O aluno ficará com falta após 15 minutos do início da 1ª aula e deverá aguardar no pátio o horário de entrada para a  2ª aula.
5.      Na saída dos alunos, nossos funcionários permanecem com eles por mais 20 minutos após o horário estabelecido para término das aulas. Assim, pedimos ao responsável que retire o aluno no horário previsto, evitando eventuais problemas.
6.      O horário de entrada e saída da aula de capoeira, também deve ser respeitado; a tolerância é de 15 minutos.
7.       No caso de recados, comunicados e liberação para saída do aluno os responsáveis deverão fazê-los impreterivelmente via agenda. O aluno não será liberado via telefone.
8.      Se houver necessidade de contato direto com os coordenadores, devem dirigir-se à secretaria da escola, mas devem evitar fazê-lo no horário de entrada e saída dos alunos.
9.      Solicitamos que o telefone só seja usado para comunicações e questionamentos em caso de  emergência.
10.  Os pais que necessitarem de horários especiais  deverão comunicar-se com a secretaria para defini-los, nos telefones abaixo:

a.     Unidade I – Ensino Fundamental – 3731- 4870
b.     Unidade II – Ensino Infantil – 3733- 3759
II –                   Horário de Entrada
                        Para os alunos do Ensino Fundamental I, II e Médio somente serão tolerados três atrasos  na primeira aula do dia, por mês.

            III                     Horário para falar com (a) professor(a):
                        Se houver necessidade de falar com o (a) professor (a) comunicar-se via agenda para marcar um horário adequado.
Atenção: Não peçam para falar “um minutinho” com o (a) professor (a) no horário de entrada, pois ele estará cuidando da preparação da aula.
            IV                    Uniforme:
                        O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I , II e Ensino Médio do Colégio Davina Gasparini – Sistema Objetivo.
                        A partir do dia 01/03/2011 somente poderão entrar no Colégio os alunos que estiverem com o uniforme completo, inclusive o agasalho.
                        O pedido de uniforme deve ser feito na secretaria mediante pagamento de 50%  do valor do pedido. Quando os mesmos chegarem, os responsáveis serão avisados para a retirada mediante pagamento.
            V                     Documentação:
                        Os documentos exigidos para o Ensino Fundamental são:
- 2 fotos ¾ atuais;
                        - cópia da certidão de nascimento;
                        - cópia da carteira de vacina;
                        - cópia da carteira de identidade;
                        - cópia da carteira do convênio médico;
                        - cópia do CIC e RG dos responsáveis;
                        - declaração de transferência;
                        - histórico escolar;
                        - atestado médico para aulas de Ed. Física ( do 1º ano do Ensino Fundamental I  ao  Ensino Médio)
            Quem ainda não enviou algum destes documentos tenha a gentileza de providenciá-los e enviá-los o mais rápido possível para a secretaria do Colégio.
            A partir do dia 04/03/11, o aluno do Ensino Fundamental que não trouxer atestado médico para a prática de aulas de Educação Física não fará aula e ficará com falta na mesma.


            VI                    Material Escolar:
                        Os materiais escolares de uso pessoal devem trazer o nome e turma do aluno, o mesmo acontecendo com relação ao blusão da escola, lancheira, mochilas, etc. O aluno não deve trazer para o Colégio e usar objetos que não tenham sido solicitados, principalmente objetos de valores como  telefones celulares, MP3, relógios, jóias, canetas especiais e outros. O Colégio não se responsabilizará pela perda de qualquer material nas suas dependências, não sendo possível ressarcir qualquer prejuízo do estudante.

            VII                   Observações Importantes:
1.      Os responsáveis pelos alunos devem verificar diariamente a agenda escolar e, quando for o caso, assinar os comunicados. As faltas devem ser evitadas e, quando ocorrerem devem ser justificadas. Quanto às faltas nas provas  mensais e bimestrais,  o aluno poderá fazê-las mediante atestado médico ou o pagamento de uma taxa de R$ 40,00 (quarenta reais) por prova substitutiva, no prazo de 7 (sete) dias; após o aluno não terá mais o direito de realizar a prova substitutiva. Quanto as provas de recuperação  substitutiva somente mediante o ATESTADO MÉDICO e no prazo de 3 dias.

2.      Haverá semana de provas e não necessariamente será o professor da respectiva matéria que aplicará. Serão 2 (duas) provas por dia; uma prova nas 2 (duas) aulas que antecedem o intervalo e outra nas 2 (duas) aulas após o intervalo.


3.      O aluno que ficar de recuperação fará a prova no seu período de aula com o professor que estiver de plantão; as datas serão pré-estabelecidas via cronograma e ou comunicados.

4.      O professor e a monitoria estão autorizados a recolher  aparelho celular(de acordo com a Lei n. 12730, de 11/10/2007., ipod, psp, máquina fotográfica, boné e similares ou qualquer outro objeto que não faça parte do material escolar  no período de aula.


5.      O Colégio não se responsabilizará  por pagamentos de  transporte escolar ou de mensalidades enviados via agenda ou entregues no portão do Colégio.

6.      Os responsáveis poderão visualizar os cronogramas de provas, reuniões, atividades avisos através do blog:


7.      As datas de entrega de trabalhos para os alunos do Ensino Fundamental I e II serão rigorosamente cumpridas e os  trabalhos entregues fora da data  serão aceitos mediante atestado médico até 3 (três) dias corridos. Lembrando que na data de entrega o trabalho valerá 7,0 (sete) no dia posterior valerá até 5,5 (cinco vírgula cinco) e após, valerá 0,0 (zero).
Em todos os bimestres haverá Simulados abrangendo as disciplinas, exceto Educação Física valendo 3,0 (três) complementando 10,0 (dez) na nota de trabalho bimestral. A aplicação do Simulado será feitas em dois dias nas três primeiras aulas do período e nas respectivas datas estipuladas no cronograma bimestral.

8.       Quanto aos alunos do Ensino Médio os trabalhos bimestrais serão aceitos somente na data estipulada; somente serão aceitos em uma segunda data mediante atestado médico no prazo máximo de 3 (três) dias corridos. Os cadernos TC/Gabarito serão entregues na semana anterior as provas bimestrais.

9.      A agenda escolar será considerada como documento escolar, deverão ser identificadas e conservadas até o final do ano letivo. Não será permitido retirar as páginas, rasgar ou rasurar bilhetes registrados pelo colégio.


10.  Observar os itens abaixo que referem-se ao Registro Disciplinar de sala de aula do Ensino Fundamental  I, II  e Ensino Médio.
De acordo com Regimento Escolar do Colégio Davina Gasparini e da legislação vigente que prioriza um ensino de qualidade e visa ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, o (a) aluno (a) está sendo notificado (a) da seguinte infração:
(1)     Desrespeitar a integridade física e moral do outro;
(2)     Desqualificar o (a) professor (a) ou o (a) funcionário (a) no ambiente da aprendizagem democrática;
(3)     Prejudicar o bom andamento da aula, interferindo no direito dos demais educandos;
(4)     Não trajar o uniforme adequado no recinto escolar;
(5)     Não portar o material escolar exigido em sala de aula;
(6)     Danificar o patrimônio particular colocado à sua disposição;
(7)     Portar aparelho eletrônico ou celular ligado, instrumento musical ou objeto estranho não pertinente à aula;
(8)     Ausentar-se da sala de aula sem o consentimento do (a) professor (a);
(9)     Não cumprir o horário estabelecido para entrada e saída entre aulas;
(10)  Não realizar a atividade proposta no ambiente de aprendizagem significativa, dificultando a construção do conhecimento de identificar, compreender e interferir no erro para superá-lo;
(11)  Não realizar tarefa de casa;
(12)  Tarefa incompleta;
(13)  Entrega de comunicados/trabalhos/provas mensais e bimestrais
·         O aluno notificado  4  (quatro) vezes em relação ao item (4) “não trajar o uniforme adequado no recinto escolar”, na quinta vez não lhe será permitido entrada no Colégio.
·         O aluno notificado por duas vezes em relação ao itens (1), (2), (3), (6),  na terceira vez lhe será notificado uma suspensão de aulas por três dias úteis.
·         O aluno notificado em relação aos  itens (5), (11), (12) será descontado décimos na nota de participação da referida matéria.
·         As ocorrências  do Registro Disciplinar independentes dos itens citados acima serão enviadas toda 6ª feira  via agenda. O responsável deverá tornar ciente e devolver assinado via agenda.
VIII                  Educação Física:
1.      Na aula de Educação Física os alunos não poderão usar relógio, pulseiras, correntes ou brincos; eles deverão estar calçados com tênis e é aconselhável que tragam uma garrafa para colocar água e uma toalha pequena; uma camiseta também é interessante.
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2.      O exame médico é obrigatório para a prática de aula e deverá ser entregue impreterivelmente até o dia 04 de março de 2011.

IX                    Aniversários:
            O aluno da Educação Infantil  que desejar comemorar seu aniversário na escola poderá fazê-lo desde que comuniquem a secretaria via agenda, com antecedência de no mínimo cinco dias. Quanto aos alunos do Fundamental I, II e Médio não será possível viabilizar o evento nas dependências do Colégio.

X                     Pronto-socorro:
            Quando o aluno passar mal ou sofrer qualquer tipo de acidente, imediatamente informaremos o fato aos responsáveis indicados na Ficha Médico-Social. Entretanto, a juízo dos coordenadores da escola se o caso parecer grave, o aluno será levado para o Pronto-Socorro, Clínica ou Hospital indicado pelos responsáveis na ficha mencionada, independente da presença do referido responsável.

XI                    Alteração de dados:
            A mudança de telefone dos Senhores Pais ou Responsáveis pelo aluno deve ser passada imediatamente à secretaria da escola para atualizar a ficha do aluno, e assim agilizar a comunicação entre “Escola e Pais” em qualquer emergência.

XII                   Pagamento das Mensalidades:
            Os pagamentos via boleto devem ser pagos no banco e não no Colégio. Visamos com esta medida aumentarmos a segurança dos alunos evitando circulação de dinheiro ou cheques na escola, assim como nas agendas dos mesmos.

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