RELATÓRIO DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
“DANTON E O PROCESSO DA REVOLUÇÃO”
· O aluno deverá entregar um relatório contendo as respostas deste processo de trabalho escolar.
· O trabalho não deverá ser digitado.
1 – Apresentar a ficha técnica do filme.
2 – Resumo do filme.
3 – Como a fome foi representada no filme?
4 – Compare a fome da França pré revolucionária com a do período retratado no filme( na data de 1794).
5 – Fale sobre o papel de Danton no processo da Revolução Francesa retratada no filme.
6 – Fale sobre o papel de Robespierre no processo da Revolução Francesa retratada no filme.
7 – Em um determinado momento do filme há uma passagem onde podemos ouvir um hino. Qual? Fale sobre ele.
8 – Quais ideais são retratados ao longo do filme? Fale sobre a sua importância para o povo francês?
9 – Qual era a diferença de concepção de governar entre Danton e Robespierre? Explique.
10 – No julgamento de Danton na “Quadra do jogo da Péla”, suas palavras brilham ao dirigir-se ao povo: “ (...) França .... Meu nome marca as páginas da história ... não esperem frieza de um revolucionário ... gritarei ... e ouvirão minha voz ... o processo não acaba ... ele está apenas começando ... Quanto mais corajoso é um homem mais lutam para daná-lo ... Os justos, em qualquer tempo incomodaram a política ... e hoje ... mais do que nunca ... Devo morrer porque sou sincero ... Devo morrer porque digo a verdade ... Devo morrer porque assusto ... Eis as razões que levam ao assassinato de um homem honesto (...)” Caracterize criticamente as palavras de Danton.
11 – No filme encontramos a representação de um pintor famoso, que foi considerado o pintor da Revolução Francesa. Qual é este pintor? Fale sobre ele.
12 – Ainda pensando no pintor da Revolução Francesa. Ele aparece no filme retocando um quadro famoso sobre Marat. Que quadro é esse? Fale sobre ele.
13 – Outro quadro é retratado no filme em um plano maior (na parede). Que quadro é este? Fale sobre ele.
14 – No filme a esposa de Camille (revolucionário companheiro de Danton) em um determinado momento levanta bem alto uma criança. O que significaria esta cena aos olhos dos revolucionários?
15 – No final do filme uma criança recita para Robespierre os artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão instaurada em 1789. Neste momento Robespierre já está em dúvida sobre a idéia de uma ditadura no caminho de governar. Sendo assim, o que este confronto de idéias entre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e as dúvidas de Robespierre trazem para pensarmos? Explique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário