Matrícula 2016

Matrículas abertas para 2016. Período exclusivo para rematrícula, 08 à 30/09 estaremos efetuando rematrículas para 2016 para todas as turmas. A partir 01/10 rematrículas e matrículas novas. Limite de vagas é a capacidade máxima de cada sala e será garantida após a efetivação da mesma.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Exercício de Química 1

1 - 22,4g de pregos, são expostos ao ar. Supondo que, os pregos sejam constituídos unicamente por átomos de ferro e, que após algumas semanas a massa dos mesmos pregos tenha aumentado para 32g, pergunta-se:
I) Que fenômeno ocorreu com os pregos?
II) Que massa de oxigênio foi envolvido no processo?
III) Em que Lei das Combinações Químicas você se baseou para responder o item anterior?

2 - Considere a reação em fase gasosa:      N2 + 3H2 ® 2NH3
Fazendo-se reagir 4 litros de N2 com 9 litros de H2 em condições de pressão e temperatura constantes, qual o volume de produto formado? Houve contração ou expansão do sistema? Existe reagente em excesso? Qual?

3 - Duas amostras de carbono puro de massa 1,00g e 9,00g foram completamente queimadas ao ar. O único produto formado nos dois casos, o dióxido de carbono gasoso, foi recolhido e as massas obtidas foram 3,66g e 32,94g, respectivamente. Utilizando estes dados demonstre que nos dois casos a Lei de Proust é obedecida.

4 - Duas amostras de carbono, C, de massas iguais, foram totalmente queimadas, empregando-se oxigênio, O2, num dos casos, e ozônio, O3, no outro. Houve sempre combustão completa, produzindo somente CO2. A massa de dióxido de carbono, CO2, que se forma, é a mesma nos dois casos? Justifique sua resposta.
5 - 46,0g de sódio reagem com 32,0g de oxigênio formando peróxido de sódio. Quantos gramas de sódio são necessários para se obter 156g de peróxido de sódio?

6 - Provoca-se reação da mistura formada por 10,0g de hidrogênio e 500g de cloro. Após a reação constata-se a presença de 145g de cloro remanescente, junto com o produto obtido. Qual a massa da substância formada?
7 – Examine as transformações:
I - A massa de chumbo, após sofrer fusão, é igual à massa inicial do metal.
II - A massa de um sistema aumenta, se nele ocorrer uma reação com formação de precipitado.
III - Numa reação em que haja formação de gás, a massa total de produtos é menor que a dos reagentes.
IV - Durante uma combustão, o volume de ar no sistema não se altera.
Supondo que as transformações ocorram em sistemas fechados, podemos afirmar que são incorretas apenas:
a) I, II e III.          b) I e IV.          c) I, III e IV.          d) II e IV.          e) II, III e IV.
8 - Adicionando-se 4,5g de gás hidrogênio a 31,5g de gás nitrogênio originam-se 25,5g de amônia, sobrando ainda nitrogênio que não reagiu. Para se obterem 85g de amônia, Quais as quantidades de hidrogênio e de nitrogênio necessárias?

9 - Ao adicionarmos 4g de cálcio (Ca) a 10g de cloro (CL2) obteremos 11,1g de cloreto de cálcio (CaCL2) e um excesso de 2,9g de cloro. Se, num segundo experimento, adicionarmos 1,6g de cálcio a 30g de cloro, quais serão as massas de cloreto de cálcio e de excesso de cloro obtidas? Quais Leis das Combinações nos auxiliam na resolução desta questão?

10 - A produção industrial de ferro pode ser representada pela equação:  Fe2O3 + CO ® Fe + CO2
Obedecendo a Lei de Lavoisier, determine a massa de monóxido de carbono (CO) necessária, para reagir com 160g de óxido férrico (Fe2O3 ) e produzir 112g de ferro puro (Fe) e 132g de gás carbônico (CO2).

11 - Num sistema a uma determinada pressão e temperatura, dois gases, A e B, inodoros e incolores, reagem entre si na proporção de 1 volume de A para 3 volumes de B, gerando 2 volumes de um gás irritante, C.
Quando 3 volumes do gás A e 6 volumes do gás B forem submetidos às mesmas condições, o volume final do sistema será:
a) 2 volumes.     b) 3 volumes.     c) 5 volumes.     d) 8 volumes.     e) 9 volumes.

12 - Leia a frase seguinte e transforme-a em uma equação química (balanceada), utilizando símbolos e fórmulas: "uma molécula de nitrogênio gasoso, contendo dois átomos de nitrogênio por molécula, reage com três moléculas de hidrogênio diatômico, gasoso, produzindo duas moléculas de amônia gasosa, a qual é formada por três átomos de hidrogênio e um de nitrogênio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário